sábado, 19 de setembro de 2015

Papa chega a Havana, a primeira etapa de sua viagem a Cuba e EUA


      O papa Francisco chegou neste sábado (19) em Havana, a primeira etapa da décima viagem internacional de seu pontificado e na qual visitará Cuba e Estados Unidos, dois países que estão em pleno processo de retomada de suas relações bilaterais.



O avião pousou no José Martí, Aeroporto Internacional de Havana, pouco antes das 17h (horário de Brasília), onde o papa foi recepcionado com uma cerimômia. Bispos cubanos, incluindo o arcebispo de Havana, o cardeal Jaime Ortega, estavam presentes, além do presidente cubano, Raul Castro.
Em discurso após o desembarque, o presidente deu as boas vindas ao papa e agradeceu o apoio do pontífice ao diálogo entre os Estados Unidos e Cuba. "O reestabelecimento das relações diplomáticas foi um primeiro passo no processo de normalização dos vínculos entre ambos os países."
O papa Francisco também discursou, e disse que "o mundo precisa de reconciliação". O pontífice também citou a retomada das relações do país com os EUA. "Estamos sendo testemunhas de um acontecimento que nos enche de esperanças: o processo de normalização das relações entre dois povos. Dez anos de distanciamento. É um processo. É um sinal da vitória da cultura do encontro, do diálogo."
Muitos daqueles que se preparavam para cumprimentar Francisco, após sua chegada do voo de quase 12 horas de Roma, carregavam cartazes com os escritos: "Missionário da misericórdia, bem-vindo a Cuba!", informou a Reuters.      
Em seu voo de 12 horas de Roma para Havana, o papa disse aos jornalistas que "o mundo tem sede de paz" e pediu que "cada um construa pequenas pontes para edificar a grande ponte da paz", informou a France Presse.



Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário