quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Uma em cada cinco
crianças de oito anos não sabe ler frases, diz MEC
A maioria dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental – a idade em que
termina o ciclo de alfabetização nas escolas – só consegue localizar
informações "explícitas" em textos curtos. Mas uma em cada cinco
crianças (22,21%) tem déficit ainda maior: elas só desenvolveram a capacidade
de ler palavras isoladas, segundo dados da Avaliação Nacional de Alfabetização
(ANA) de 2014, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira
(17).
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou que o MEC trabalha com níveis de
aprendizado adequado ou inadequado de maneira distinta em cada uma das três
escalas. Segundo ele, na escala de leitura, é considerado inadequado apenas o
nível 1, onde estão 22,21% das crianças. Em escrita, do nível 1 ao 3 os
estudantes demonstram que não aprenderam o esperado. É o caso de 34,46% das
crianças. Já em matemática, são considerados níveis insuficientes de
aprendizado o 1 e o 2, onde estão 57,07% dos alunos avaliados na ANA.
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