sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Está chegando a hora das provas. Candidatos devem se concentrar e evitar esquecimentos.


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas no próximo fim de semana, dias 24 e 25, e é importante que os participantes se preparem para não esquecer nada e fazer uma boa prova.
O primeiro passo é acessar o cartão de inscrição do Enem, que está disponível na página do exame. Para maior segurança, é bom que o participante imprima o cartão de confirmação – nele estarão os dados do local onde fará a prova, as informações sobre a opção de língua estrangeira e, se for o caso, indicará a solicitação do atendimento especializado ou específico e, ainda, a solicitação de certificação do ensino médio.
Outro ponto importante de atenção é o horário das provas. Os portões vão ser abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas, sempre pelo horário de Brasília, tanto no sábado quanto no domingo. É importante que o candidato confira o fuso horário do seu local de prova e se lembre do horário de verão. Quem chegar depois do horário não poderá acessar os locais de prova.
Para fazer a prova é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, como a carteira de identidade, de motorista, de trabalho ou o passaporte, por exemplo. Não serão aceitos documentos ilegíveis, danificados, ou ainda, cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas. Caso os documentos do participante tenham sido perdidos, furtados ou extraviados, ele pode apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há 90 dias, no máximo, do primeiro dia de aplicação do Exame.
Outro item importante que não pode ser esquecido é a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Isso porque se você usar uma caneta de outra cor no cartão-resposta o leitor ótico poderá não reconhecer a marcação, quando for feita a correção da prova.
Dentro dos locais de aplicação é proibido realizar qualquer tipo de consulta ou comunicação com outros participantes. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor.
O participante também não poderá usar óculos escuros e artigos de chapelaria, como bonés ou chapéus. Também é proibido o porte de armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte.
Provas — Os participantes farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. No sábado, 24 de outubro, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No domingo, 25, será a vez de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
Considerado, sempre, o horário oficial de Brasília, a aplicação das provas começará às 13h30. Os candidatos terão acesso aos locais de prova a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação. Assim, quem mora em Manaus, por exemplo, terá de chegar ao local de prova até as 11h locais; em Rio Branco, até as 10h.
Acesso — O Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação. Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.
Se restar alguma dúvida, contate a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161, das 8h às 20h. Ou acesse a página do exame na internet.

 

 

Fonte: Portal do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário