Você sabe o momento de trocar os
pneus do carro?
Você precisa saber a hora certa para trocar os
pneus. Isso está nos indicadores de desgaste. Eles estão posicionados no alto
do costado dos pneus e são identificados por um triângulo ou pela expressão TWI
(sigla em inglês para Tread Wear Indicator), que aparecem de quatro a oito
vezes em volta do pneu. Nesta mesma direção, no fundo dos sulcos (na banda de
rodagem) existe um ressalto de borracha de 1,6 mm que indicará o momento exato
da troca dos pneus.
Além de ser perigoso rodar com pneus gastos, os
veículos que forem pegos rodando com pneus com sulcos abaixo da profundidade estabelecida
de 1,6 mm podem ser multados e apreendidos. Desgaste excessivo, oferecem os
seguintes riscos: estouro do pneu; instabilidade do veículo em pistas molhadas,
devido à aquaplanagem; aumento da possibilidade de derrapar, principalmente em
curvas; maior espaço necessário para executar uma frenagem segura.
Agora que você sabe tudo sobre o momento de
troca, está na hora de ficar atento às 8 dicas de como escolher os novos pneus
de forma correta.
Substitua os pneus por outros da mesma medida
recomendada pelo fabricante do veículo;
No caso de pneus tipo câmara, é recomendável a
troca da câmara e do protetor.
É recomendada a substituição da válvula ao
montar um pneu novo.
Ao repor apenas dois pneus (no caso de veículos
de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo.
Verifique se o desenho da banda de rodagem, o
índice de carga e o símbolo de velocidade são compatíveis com o recomendado
pela montadora ou com o tipo de serviço do veículo.
Nunca monte pneus de dimensões ou construções
diferentes em um mesmo veículo, exceto quando indicado pela montadora.
Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de
construção (radial ou convencional) ou desenhos da banda diferentes, assim como
pneus novos com usados no mesmo eixo do veículo.
É possível utilizar pneus maiores ou menores
que os recomendados, desde que a equivalência dos componentes seja respeitada,
ou seja, que se mantenha o diâmetro externo equivalente ao dos pneus originais.
Caso você não faça isso, correrá o risco de ter a leitura do velocímetro
errada, aumentar demais a altura do carro em relação ao chão, causando
desequilíbrio e, no caso de ter pneus maiores, poderá haver aumento de consumo,
pois o veículo demandará mais força do motor para se movimentar.
Fonte: Tribuna do Norte
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