quinta-feira, 12 de maio de 2016

Simulado do Enem: química e física são as áreas de maior dificuldade.



Química e física foram as áreas em que os estudantes tiveram maior dificuldade no primeiro simulado nacional do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado nos dois últimos finais de semana. Ao todo, 711.746 fizeram o exame online, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Os assuntos com o melhor desempenho geral foram conceitos de cidadania e democracia (filosofia) e formas de relevo (geografia); e os com pior desempenho, geometria analítica (matemática) e reações químicas (química). O menor índice de acertos foi em química, em média 29% acertaram as questões da prova, em física, a média foi 31,9%. Na outra ponta, na média 55,8% acertaram as questões de filosofia.
Os cursos mais buscados pelos estudantes que fizeram o exame são medicina, direito e administração. As mulheres foram maioria no simulado, 63,8%. São Paulo (15,5%), Minas Gerais (11,45%) e Rio de Janeiro (7,59%) foram os estados que lideraram em participação.
As notas máximas em cada área foram 733 em linguagens, 773 em matemática, 749 em ciências humanas e 757 em ciências da natureza. Ao todo, os candidatos resolveram 80 questões, sendo 20 inéditas.
O simulado faz parte da iniciativa Hora do Enem, portal que oferece também um plano de estudos individual para cada estudante. Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará, então, um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem vai mostrar como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer. Para estudar, os candidatos podem acessar a plataforma Mecflix, com 1,2 mil videoaulas para ajudar nos estudos.
Este foi o primeiro simulado online. Pelo menos mais três serão feitos até a data do Enem. Haverá provas nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.
O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. As inscrições estarão abertas de 9 a 20 de maio. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.




Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário