sexta-feira, 17 de junho de 2016

Saúde alerta população contra golpes cobrando procedimentos do SUS.



A tentativa de golpe financeiro em parentes e amigos de pacientes internados nas unidades da rede pública de saúde do RN volta a preocupar gestores de hospitais. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta a população para os trotes cada vez mais comuns na tentativa de extorsão, cobrando depósitos em altas quantias para o pagamento de procedimentos que são oferecidos gratuitamente pelo SUS.
 Um desses casos aconteceu recentemente no Hospital Materno Infantil Maria Alice Fernandes, na zona norte de Natal. A diretora técnica da unidade, Suwame Furtado Ricarte, disse que parentes de uma paciente receberam telefonemas e por pouco não venderam bens para depositar a quantia solicitada. “Os integrantes da quadrilha se passam por médicos da regulação ou da UTI, ou por alguém ligado ao médico que está cuidando do paciente e pedem depósito em dinheiro com a maior urgência possível”, alerta a diretora.
Segundo Suwame, no ano passado a diretoria do Maria Alice chegou a ir à delegacia para prestar queixa das tentativas de golpe e registrar Boletim de Ocorrência (B.O). Diante da recorrência do problema, a Sesap alerta que o procedimento não é legal e que os hospitais sob sua gestão são públicos, com 100% dos serviços financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outra orientação é para que as vítimas se dirijam a uma delegacia, informando o fato ocorrido para registrarem um Boletim de Ocorrência (B.O) a fim de que a polícia tome as providências cabíveis.





Fonte: ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário