sábado, 2 de julho de 2016

Após classificação com quebras e chuva, Hamilton largará na pole na Áustria.


Em um treino tenso devido às quebras de suspensão causadas pelas novas zebras do Red Bull Ring, Lewis Hamilton marcou a pole position para o GP da Áustria com sobras. Rosberg fez o segundo tempo, mas largará em sétimo devido à punição por troca de câmbio. Nico Hulkenberg herdou o segundo lugar no grid, e Jenson Button herdou a terceira colocação (Vettel também foi punido). 
Entre os brasileiros, Felipe Massa colocou a Williams na 10ª colocação e vai largar três posições atrás do companheiro Valtteri Bottas, que se classificou em oitavo, mas foi beneficiado por outra punição, de Sebastian Vettel, também por troca de câmbio. Já Felipe Nasr vai largar no 22º e último lugar com a Sauber, depois de ter sido superado por seu companheiro por 28 milésimos.

     O treino chegou a ser interrompido por uma forte batida de Daniil Kvyat ainda na primeira parte da classificação. O russo foi uma das vítimas das novas zebras, que já haviam causado quebras de suspensão nos carros de Max Verstappen e Nico Rosberg nos treinos livres. Foi justamente pela batida que o líder do campeonato teve de trocar o câmbio e receber a punição. Sergio Perez também teve problema semelhante na classificação, mas não chegou a bater.
Na primeira parte do treino, Rosberg foi o mais rápido, mas viu Vettel ficar a pouco mais de dois décimos de distância, e Hamilton ser terceiro.
Na briga para ver quem passaria para a segunda fase da classificação, os problemas de suspensão fizeram com que Kvyat fosse eliminado, junto dos dois pilotos da Renault e da Sauber, que amargaram a última fila. Rio Haryanto também ficou pelo caminho, enquanto seu companheiro Pascal Wehrlein fez um impressionante 10º melhor tempo no Q1.
Perez, devido à quebra de suspensão, e Carlos Sainz, que teve problemas de motor, não participaram da segunda parte da classificação, sendo eliminados junto da dupla da Haas, Fernando Alonso, na segunda vez no ano em que ficou atrás de Jenson Button, e Wehrlein, grande destaque da classificação ao levar a Manor ao 12º lugar. A sessão foi marcada pelo lento início de chuva, com o aumento repentino das nuvens na região montanhosa de Spielberg.
A chuva chegou de vez no Q3. Com a pista molhada, Hamilton liderou a tabela de tempos pela primeira vez no final de semana e Jenson Button chegou a surpreender se colocando em segundo. Porém, com menos de dois minutos para o final, a pista secou e os pilotos voltaram à pista com supermacios. Mais uma vez, o inglês da Mercedes se mostrou muito superior em relação à concorrência com o asfalto ainda escorregadio, e conquistou a pole com mais de meio segundo de vantagem para o companheiro Nico Rosberg que, com a punição, caiu do segundo para o sexto lugar no grid.
Com isso Nico Hulkenberg subiu para a segunda colocação e Jenson Button vai largar em terceiro. O inglês se classificou em quarto, mas se beneficiou das punições de Rosberg e de Sebastian Vettel, dono do quarto melhor tempo. Kimi Raikkonen vai largar em quarto e Daniel Ricciardo, em quinto.
Com Rosberg caindo para sexto e Vettel, para nono, Valtteri Bottas vai largar em sétimo, Max Verstappen será o oitavo e Felipe Massa, o décimo.
O GP da Áustria tem largada às 9h do domingo pelo horário de Brasília.


Confira como ficou o grid do GP da Áustria


1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 1m 07.922s
2. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 1m 09.285s
3. Jenson Button ING McLaren-Honda 1m 09.900s
4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 1m 09.901s
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer 1m 09.980s
6. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 1m 08.465s*
7. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 1m 10.440s
8. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG Heuer 1m 11.153s
9. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 1m 09.781s*
10. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 1m 11.977s
11. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari 1m 07.578s
12. Pascal Wehrlein ALE Manor-Mercedes 1m 07.700s
13. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 07.850s
14. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 08.154s
15. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari no time Q2
16. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes no time Q2
17. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault 1m 07.941s
18. Jolyon Palmer ING Renault-Renault 1m 07.965s
19. Rio Haryanto INA Manor-Mercedes 1m 08.026s
20. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 1m 08.409s
21. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari 1m 08.418s
22. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 1m 08.446

*PUNIDO COM A PERDA DE 5 POSIÇÕES NO GRID PELA TROCA DE CÂMBIO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário