segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Provas do Enem 2016 já estão a caminho dos pontos de armazenamento no interior do país.



As 18 milhões de provas impressas para o Enem 2016 começaram a ser expedidas do batalhão do exército brasileiro onde ficaram armazenadas. O primeiro carregamento saiu em um caminhão dos Correios, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. A ordem de serviço com autorização para a expedição das provas foi assinada exatamente um mês antes do exame, que será realizado em 5 e 6 de novembro. Até lá, as provas ficarão armazenadas sob proteção do Exército Brasileiro, em diversos estados brasileiros.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também realizaram o Encontro Nacional de Alinhamento das Operações de Segurança do Enem 2016, uma reunião com todos os parceiros e órgão envolvidos no Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo é alinhar a operacionalização logística da distribuição dos instrumentos de aplicação entre os principais parceiros envolvidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Maria Inês Fini, presidente do Inep e idealizadora do Enem, em 1998, relembrou as primeiras edições, quando o processo era quase artesanal. "Nós mesmos cuidávamos da segurança, da diagramação da prova e da organização dos colaboradores. Era algo muito novo para o próprio Inep. Hoje, o envolvimento de tantos órgãos de segurança nos garante tranquilidade. Com os anos, construímos sofisticados mecanismos para entrega dessa prova, com parceiros muito bem preparados para garantir a continuidade do trabalho iniciado no Inep", destacou.
O Enem 2016 teve 8.627.195 de inscrições. Isso envolverá mais de 700 mil pessoas na aplicação das provas, entre coordenadores estaduais e municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes, chefes de salas e aplicadores, e aplicadores especializados. Além das 18 milhões de provas, são 33 milhões de materiais administrativos, como questionários e atas de presença, entre outros. Isso representa 77 mil malotes. A prova será aplicada em 1.727 municípios e 17 mil locais de prova. Para chegar a tantos pontos, serão 6,1 mil rotas de distribuição percorrendo 309 mil quilômetros.






Fonte: Assessoria de Comunicação Social 


Nenhum comentário:

Postar um comentário