sexta-feira, 3 de março de 2017

RN decreta situação de emergência por seca pelo 4º ano consecutivo.



Do G1 RN


Barragem seca no RN, cenário comum atualmente (Foto: Anderson Barbosa e Fred Carvalho/G1)

O Governo do Rio Grande do Norte vai decretar, pelo quarto ano consecutivo, situação de emergência em 153 dos 167 municípios potiguares afetados pela seca. A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (3) pelo coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Elizeu Lisboa Dantas. Esta será a oitava vez seguida de decretação de emergência devido à estiagem que atinge 91,6% das cidades do RN. O novo decreto, assim como os anteriores, será válido por 180 dias e vai entrar em vigor no próximo dia 23 de março.
Elizeu Lisboa explicou que, por uma questão burocrática, o atual decreto em vigor não será renovado. "O que será feito pela equipe de segurança hídrica, coordenada pelo Gabinete Civil por meio da Defesa Civil, é a publicação de um novo decreto, que entrará em vigor a partir do dia 23 de março. Temos que fazer isso tendo em vista que o cenário atual ainda apresenta situação emergencial nesses 153 municípios".
Elizeu Lisboa disse que as chuvas registradas nos últimos dias no interior do Estado ainda são insuficientes para tirar as cidades da emergência. "Choveu, algumas barragens e açudes tomaram água, poucos até encheram. Mas isso ainda é insuficiente. Infelizmente, vamos ter que manter a emergência", falou.
O coordenador da Defesa Civil disse que o Governo do RN segue trabalhando junto ao Ministério da Integração na liberação de mais recursos. "Essa verba servirá para construção de novas adutoras de emergência, perfurações de poços e demais ações que visem contornar a grave situação pela qual esses municípios atravessam".
Segundo ele, até o momento, os repasses feitos pelo Governo Federal - destinados a garantir a continuidade do fornecimento de água potável à população, como também a contratação de uma empresa para monitorar o roteiro dos veículos durante as rotas de captação e abastecimento - somam R$ 12,7 milhões.




Link:http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2017/03/rn-decreta-situacao-de-emergencia-por-seca-pelo-4-ano-consecutivo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário