sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Desempenho das pós-graduações da UFRN atinge patamar inédito.


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na última terça-feira, 19, a avaliação quadrienal referente à avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Em uma escala que vai de 1 a 7, na qual a pontuação igual ou superior a 4 indica bem ou muito bem avaliado, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançou a marca de 63,3% de seus programas avaliados deste patamar em diante, com uma importante distinção: o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) alcançou a nota máxima 7, grau inédito para um programa de pós-graduação da UFRN e raro no Nordeste, região onde apenas outros oito programas estão neste nível.

Assim, junto com as pós-graduações em Ecologia e em Psicobiologia, que alcançaram conceito 6, o PPGCEM forma a tríade de programas de pós-graduação da Universidade com desempenho equivalente ao alto padrão internacional, segundo a metodologia da Capes. A reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, analisou que o resultado é fruto da busca pela excelência acadêmica que a atual gestão coloca em prática. “Celebrando o resultado obtido, temos muito a comemorar. Contextualizando, há desigualdades entre as regiões, pois a maior incidência de programas com conceitos 6 ou 7 é nas regiões Sul e Sudeste. Então, alcançarmos um conceito 7, é algo distintivo, uma marca fundamental, fruto de mérito e muito trabalho”, destacou Angela Paiva.

Ao todo, 60 programas acadêmicos de pós-graduação da UFRN passaram por avaliação. Além das três notas já citadas, 15 programas de pós-graduação obtiveram conceito 5 e outros 20 receberam nota 4. A lista completa pode ser consultada no sitewww.capes.gov.br.




Fonte: Portal UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário