quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Janot denuncia Temer por obstrução de justiça e organização criminosa.


Políticos e empresários: imagem mostra todos os denunciados por Rodrigo Janot nesta quinta. Montagem/R7

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta quinta-feira (14) ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma nova denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) sob acusação de organização criminosa e obstrução de justiça.

Além do peemedebista, outras oito pessoas, entre políticos e empresários, também são alvo de acusações.

O ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Alves, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, o ex-deputado e ex-assessor Rodrigo Loures, além dos ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, são acusados de organização criminosa.

O empresário Joesley Batista, sócio do grupo J&F, e o ex-diretor de relações institucionais da empresa Ricardo Saud, assim como Temer, são suspeitos de organização criminosa e obstrução de justiça. As defesas dos suspeitos já se pronunciaram .

Agora, o Supremo precisa analisar e aprovar a denúncia para a investigação avançar.

Em fevereiro deste ano, Temer prometeu afastar temporariamente do governo ministros denunciados no âmbito da Operação Lava Jato. Caso virassem réus, o presidente disse que afastaria os acusados em definitivo.
Dos nove denunciados hoje, seis estão atrás das grades: Cunha, Alves, Geddel, Loures, Joesley e Wesley. As únicas exceções são o próprio presidente Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência).

Para a PGR, o grupo praticou "ações ilícitas em troca de propina por meio da utilização de diversos órgãos públicos, como Petrobras, Furnas, Caixa Econômica, Ministério da Integração Nacional e Câmara dos Deputados". Janot aponta Temer como "líder da organização criminosa desde maio de 2016".




Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário