terça-feira, 31 de outubro de 2017

Projeto de estudante estadual ganha 1º lugar da Feira de Ciências do Semiárido.

O estudante Antônio Luiz viajará no próximo ano a
Portugal
Um tapete que ajuda a crianças a evitarem acidentes domésticos. Esse foi o projeto escolhido como primeiro lugar na categoria geral da VII Feira de Ciências do Seminário, realizada na última semana em Mossoró, e é de autoria do aluno Antônio Luiz de Menezes Soares, da escola estadual em tempo integral 11 de Agosto, localizada no município de Umarizal. Em sua segunda participação na feira, o estudante alcançou o mais alto posto dentre as premiações entregues na feira. 

Antônio Luiz disputou com outros 210 trabalhos, que contaram com a participação de 553 alunos e de 140 professores. “Algo que me orgulha muito. Queria que mais alunos tivessem o gosto que tenho pelo saber científico, pois, com a ajuda dos meus professores, sei que é possível desenvolver bons projetos”, explicou Antônio Luiz ao falar da satisfação em ter sido premiado. 

“É a segunda vez que trabalho com esta proposta. Na última edição da Febrace, eu levei o projeto do tapete e recebi muitas dicas e troquei ideias com jovens cientistas sobre como poderia aprimorar meu trabalho. Com isso, voltei a minha escola, conversei com meu orientador, e chegamos a versão 2.0 do experimento”. 

O tapete consiste em um dispositivo que emite sinal sonoro e realiza chamadas de voz assim que é detectado que uma criança, de 0 a 9 anos, pisou em área considerada de risco. “O pai recebe a notificação em seu celular caso não ouça o apito que o tapete emite, agindo de maneira mais rápida em uma situação de perigo”. 

Com o prêmio, o estudante se credenciou para participar de uma semana de atividades na Universidade do Minho, em Portugal, e para a Feira de Ciência e Tecnologia Mostratec, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, evento considerado um dos maiores gêneros na América Latina. “Espero aprender muito com as oportunidades que estou conseguido por meio dos estudos”, disse Antônio. 

Para o professor orientador Walace Rodrigues, o resultado do projeto mostra que o esforço do aluno aliado com a confiança que a escola deposita nele pode gerar bons resultados: “Estamos muito felizes. Com muita dedicação e superação, pois para mim que sou professor de história tive que adaptar meus conhecimentos para ajudá-lo”, disse. 

Premiação

Durante a premiação da feira, estudantes e professores da rede estadual receberam troféus, medalhas e certificados. Na solenidade, foram conhecidos os melhores trabalhos das feiras regionais realizadas nas seis Diretorias Regionais de Educação e Cultura que participam do programa Ciência para Todos.



Fonte: SEEC/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário