quarta-feira, 7 de março de 2018


TSE publica as últimas resoluções para as Eleições 2018.



Os textos das duas últimas resoluções para o pleito deste ano foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). Discutidos na sessão administrativa do dia 1º de março, os documentos regulamentam as regras da legislação em vigor. E podem ser consultados no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente do TSE, ministro Luiz Fux, foi o relator das resoluções, responsável por levar os temas para discussão em Plenário. Elas servirão de norte aos candidatos, partidos, eleitores e juízes eleitorais.

Em dezembro de 2017, o Plenário aprovou as 10 primeiras resoluções sobre os seguintes temas: calendário eleitoral das Eleições de 2018; atos preparatórios para a eleição; auditoria e fiscalização para as eleições; cronograma operacional do cadastro eleitoral para as eleições; pesquisas eleitorais; escolha e registro de candidatos; propaganda eleitoral, uso e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral; representações, reclamações e pedidos de direito de resposta; arrecadação e gastos de recursos por partidos políticos e candidatos e prestação de contas; e modelos de lacres de segurança para urnas e envelopes.

Na semana passada, os ministros aprovaram mais duas resoluções: pesquisas eleitorais e voto impresso. Essa última será novidade nas eleições deste ano. A medida vem para atender a determinação da Lei 13.165/2015, que instituiu a impressão do voto a partir de 2018. A mudança em todas as urnas deve ocorre de modo gradual até 2028.

De acordo com a resolução, o TSE terá até o dia 13 de abril deste ano para definir a quantidade mínima de seções com voto impresso em cada estado e caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) determinar quais Municípios, zonas e seções terão a medida implementada ainda neste pleito.



Com informações do TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário