quarta-feira, 4 de abril de 2018


Ao lado de Lars Grael e Rafaela Silva, Clodoaldo Silva vai palestrar em Harvard.


Por GloboEsporte.com, Natal



Clodoaldo Silva foi o responsável por acender a pira paralímpica nos Jogos. Rio 2016 (Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB)


O ex-nadador Clodoaldo Silva será uma das atrações da quarta edição da Brazil Conference at Harvard & MIT. O evento será realizado nesta sexta e sábado, na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology, em Boston (EUA). Detentor de 14 medalhas paralímpicas e considerado uma das maiores legendas do esporte no país, o potiguar participará do painel "Esporte pode ajudar a reverter o jogo da desigualdade social" ao lado do ex-iatista Lars Grael (dois bronzes olímpicos) e da judoca Rafaela Silva (ouro nos Jogos Rio 2016).

A meta da organização do Brazil Conference é promover discussões sobre a sociedade brasileira e suas mazelas nas esferas políticas, econômica e social por meio de painéis. A conferência tem como público-alvo não apenas estudantes brasileiros, mas também representantes do governo, do setor privado e demais formadores de opinião.

O painel no qual Clodoaldo Silva está inserido será realizado na sexta-feira, no campus da Universidade de Harvard, e terá como moderadora a jornalista Fernanda Gentil.

Conhecido como "Tubarão das Piscinas", Clodoaldo Silva teve a honra de acender da pira paralímpica nos Jogos Rio 2016. Em cinco Paralimpíadas disputadas na carreira (Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016), ele conquistou seis medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze.


Clodoaldo Silva sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou a mobilidade de suas pernas e sua coordenação motora. Conheceu a natação como processo de reabilitação em 1996, em Natal, cidade onde nasceu e cresceu. Quatro anos depois, em Sydney, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paralímpicos. Segundo dados do IBGE, cerca de 30% da população brasileira tem algum tipo de necessidade especial. E é por isso que hoje Clodoaldo Silva carrega a bandeira da acessibilidade e luta para promover a inclusão social em todo o território brasileiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário