quinta-feira, 24 de maio de 2018


COPA, QUE COPA?






Escuto alguns questionamentos sobre o visível desinteresse do brasileiro pelo período costumeiramente festivo de um ano de Copa do Mundo. Li matérias em que jornalista coloca como principal fator, a debandada dos principais atletas brasileiros que se despedem do nosso país sem que seja consolidada uma ligação com algum clube tradicional. Também entendo que esse seja um dos fatores.

Outros fazem uma ligação com o fatídico e histórico 7x1, de certa forma também é aceitável essa afirmação. Não pode ficar de fora os altos salários que cada atleta renomado recebe e que vestir a camisa da seleção é mais um fator motivador para a valorização do status pessoal e financeiro.

Outro(s) ponto(s) determinante(s) é a corrupção política, social, administrativa... que tem aumentado de forma assustadora tanto na política partidária quanto na esportiva e tem refletido na baixa estima da confiança do nosso povo e afetado diretamente no custo benefício da renda do brasileiro que tem ficado com o orçamento cada dia mais apertado.

Acredito que não seja apenas um motivo (são vários) que faça com que a paixão pela modalidade mais praticada no mundo tenha esfriado a tal ponto que um grande número de admiradores desse esporte, principalmente em um período de Copa do Mundo (faltam 20 dias) não saiba em qual Grupo o Brasil está inserido, quais os adversários, dias e horário dos jogos.

O brasileiro está cansado, com boletos vencendo e com a alma dolorida devido às atrocidades cometidas pelos desgovernos em todas as esferas (municipal, estadual e federal). Chegamos ao ponto de frear a vibração, de deixar de lado a camisa da seleção e ficar atentos as manobras políticas que serão realizadas no período da Copa e que deveríamos está em festa, torcendo para, o que em algum momento foi motivo de reunião familiar com trajes amarelos. De amarelo, resta o sorriso que está desconfiado e temeroso do que pode acontecer com um gigante que é maltratado pelas governanças desde 1500.

Não há único motivo, o descontentamento vem do conjunto da obra. Você escolhe qual foi a gota d’água que ligou o alerta para que as mudanças sejam perceptíveis fazendo com que a Copa do Mundo não seja recebida com bandeirolas, camisas da seleção, ruas pintadas...


Nildo Ângelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário