quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


UFRN celebra em Ato Solene 10 da FACISA.


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comemorou, na manhã desta quarta-feira, 5, os 10 anos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa). A celebração aconteceu em ato solene na cidade de Santa Cruz, onde está localizada a unidade acadêmica. A programação de aniversário foi complementada por música, arte e a inauguração do Espaço do Servidor.

O diretor-geral da Facisa, Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho, destacou a importância da interiorização do ensino superior nas vidas dos moradores da região, além da contribuição dada por professores, alunos e servidores para o desenvolvimento da comunidade em Santa Cruz. O dirigente citou como novo marco a abertura dos mestrados em Saúde Coletiva e Ciências da Reabilitação, primeiras formações stricto sensu em uma unidade no interior do estado.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz elencou a particularidade que a Facisa possui em sua trajetória pessoal, pois foi no polo de Santa Cruz que a professora iniciou sua carreira profissional. Dentro da história de 60 anos da Universidade, Ângela Paiva citou o projeto de extensão Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (Crutac), fundado pelo professor Onofre Lopes, e onde o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) serviu de apoio às principais ações na fase inicial do projeto. Por fim, a gestora frisou a abertura que a administração central sempre terá para atender as demandas da comunidade acadêmica de Santa Cruz.

A programação contou ainda com uma exposição fotográfica que mostra a trajetória da UFRN em Santa Cruz. Além disso, o evento contou com apresentações culturais, lançamento do Museu Virtual da Facisa e a exibição do teaser do documentário sobre a década de atuação da instituição. Por fim, as atividades foram encerradas com descerramento da placa comemorativa pelos 10 anos da instituição.


Campus Santa Cruz


A primeira fase da trajetória da Facisa começou em 1981, inicialmente oferecendo os cursos de Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia.  Após as atividades suspensas em 1995, o centro de ensino reabre suas portas em dezembro de 2018 em uma nova configuração. A Faculdade ressurge em parceria com o HUAB, constituindo, dessa forma, o campus de Santa Cruz, e se torna referência na região do Trairi potiguar na disseminação dos conhecimentos da área da saúde, oferecendo os cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, e as pós-graduações com mestrado em Saúde Coletiva e em Ciências da Reabilitação.


Fonte: Portal UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário