quarta-feira, 22 de maio de 2019


Campanha “Doe leite materno, alimente a vida”. Você também pode ajudar!


Fonte: SESAP/ASSECOM


O Rio Grande do Norte, assim como todos os estados do país, participa da campanha “Doe leite materno, alimente a vida”. A mobilização acontece em torno da data 19 de maio, "Dia Nacional de Doação de Leite Humano", instituído pela Lei 13.227, de 2015.

A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação de leite materno, alimento insubstituível para bebês e essencial para salvar a vida de recém-nascidos hospitalizados.

Além de estimular a doação do leite materno, a campanha incentiva os debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano e a divulgação dos bancos de leite humano.

A Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, institui o Dia Nacional de Doação de Leite Humano a ser comemorado, anualmente, no dia 19 de maio, e a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, na semana que incluir o dia 19 de maio. Publicada no DOU de 29 de dezembro de 2015.

Os bancos de leite fornecem leite para as UTI’s Neonatal de Natal, além do Hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz. Fornecer e pasteurizam leite para algumas UTI’s Neo de unidades privadas. A demanda é sempre muito grande e os bancos não conseguem atender a necessidade diária, por isso a importância de realizar campanhas constantes para incentivar a doação.

De acordo com os dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, em 2019 o Rio Grande do Norte contabiliza 895 mães doadoras de leite humano e 2.042 bebês que necessitaram receber doação de leite, ou do banco ou da própria mãe.


Onde doar


O Rio Grande do Norte possui três bancos de leite em Natal, um em Parnamirim, um em Mossoró e um em Caicó. Nos bancos o leite doado passa por todo o processo necessário para poder ser oferecido aos bebês. Mas não apenas os bancos de leite recebem doações. Há também os postos de coleta, disponíveis para receber o leite e enviar aos bancos para processamento.

BANCOS DE LEITE

Natal:
- Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM)
- Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina)
- Maternidade Escola Januário Cicco
Parnamirim:
- Hospital Maternidade do Divino Amor
Mossoró:
-  Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró
Caicó:
- Hospital Regional do Seridó

POSTOS DE COLETA
Natal:
- Posto de Coleta da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto
-  Posto de Coleta Cantinho do Peito (bairro Felipe Camarão)
- Posto de Coleta Maternidade Leide Morais
Santa Cruz:
-  Posto de Coleta Hospital Universitário Ana Bezerra
Mossoró:
-  Posto de Coleta Maternidade Almeida Castro



Fonte: SESAP/ASSECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário