Desempenho de alunos no ensino básico melhora, indica
pesquisa.
O Brasil ainda enfrenta dificuldades no ensino
básico, especialmente em matemática, mas a Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico vê avanços importantes no país. A OCDE divulgou uma
pesquisa avaliando a desenvoltura de alunos de baixo rendimento no mundo, que
mostra que caiu 18% o número de estudantes brasileiros na faixa de 15 anos que
não tinham nível de conhecimentos básicos em matemática.
O analista da OCDE,
Alfonso Echazarra, afirma que o progresso do Brasil nos indicadores foi igual
ao de poucos países avaliados da mesma forma: “Quero lembrar que apenas dois ou
três países melhoraram mais do que o Brasil entre os 40 que participam da
avaliação desde 2002 até 2012, que é o último dado disponível. Só o México, a
Turquia e poucos mais. Há uma melhora de nível econômico no Brasil refletida
nas escolas”.
Apesar da melhora,
o Brasil ficou apenas na posição 58 entre 65 países e territórios analisados,
atrás de Albânia e Costa Rica. A superintendente da ONG Todos Pela Educação,
Alejandra Velasco, afirma a Tiago Muniz que o Brasil ainda precisa avançar
muito: “O financiamento sem dúvida é um fator importante, o equivalente aos
países da OCDE, mas quando a gente observa o número per capita ainda vemos uma
necessidade muito grande de investimento para se equiparar a esses países”.
O Brasil somou 391
pontos em matemática, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de
Alunos (PISA). A média dos países da Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico é de 494 pontos.
Fonte: Todos pela
educação
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