Aeroporto
de Natal é o 2º melhor do país na categoria até 5 milhões de passageiros.
![]() |
Estrutura do aeroporto agrada usuários (Foto: Fernanda Zauli/G1) |
O Aeroporto
Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante,
na Grande Natal, foi considerado o 2º melhor do país na categoria que recebe
até 5 milhões de passageiros. A pesquisa foi realizada pelo Ministério dos
Transportes, Portos e Aviação no segundo trimestre do ano.
Segundo a avaliação dos
usuários, o terminal teve nota 4,46 de satisfação geral, numa escala de 1 a 5,
empatado com o terminal de Manaus. O primeiro lugar desta categoria ficou para
Vitória (4,59). Também estão nesta categoria os aeroportos de Manaus, Goiânia,
Maceió, Cuiabá, Belém, Vitória e Florianópolis.
Quando considerados os
20 aeroportos avaliados pela pesquisa, o Aeroporto de Natal divide a 5ª
colocação no ranking geral. Dentre os 37 itens avaliados, o aeroporto de Natal
obteve notas acima de 4 em 28 deles. A meta estipulada pela Comissão Nacional
de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) é nota 4.
Dentre os itens
melhores avaliados estão: disponibilidade de assentos na sala de embarque
(4,60), cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança
(4,59), facilidade de Desembarque no meio-fio (4,56) e limpeza dos sanitários
(4,44).
Relatório
A pesquisa completo do
2º trimestre mostrou que 76% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos
passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a
meta estabelecida pela Conaero.
Os 20 terminais
envolvidos na pesquisa estão divididos em três categorias. Até 5 milhões de
passageiros transportados por ano: são: Belém; Cuiabá; Florianópolis; Goiânia;
Maceió; Manaus; Natal e Vitória; De 5 a 15 milhões de passageiros por ano:
Viracopos; Confins; Curitiba; Fortaleza; Porto Alegre; Recife; Salvador; e
Santos Dumont. E acima de 15 milhões de passageiros transportados por ano:
Congonhas; Guarulhos; Galeão; e Brasília.
Esses aeroportos são
responsáveis pelo transporte de 87% dos passageiros no Brasil. Entre abril e
junho, 89% dos entrevistados avaliaram esses terminais como "bons" ou
"muito bons". Ao todo, foram ouvidas 20.525 pessoas nesse trimestre.
Os viajantes são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business
& Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de
erro de 5%.
Fonte: G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário