terça-feira, 13 de outubro de 2015

Caravana do Pró-Genética terá 80 participantes durante a Festa do Boi


Com o objetivo de promover a melhoria genética do rebanho das raças zebuínas, o programa Pró-Genética atrairá para a Festa do Boi 2015, nesta quarta-feira (14), uma caravana formada por 80 pessoas, entre técnicos da Emater-RN e criadores dos municípios de João Câmara, Umarizal e São José de Mipibu.
A partir das 8h30, no Parque Aristófanes Fernandes, eles visitarão a Fazenda Modelo do Governo do Estado e serão conduzidos a participar de um seminário do Pró-Genética no auditório da Anorc.
Segundo a médica veterinária da Emater-RN, Raquel Ribeiro, em seguida o grupo terá a oportunidade de fechar negócio com outros criadores ligados ao programa, com a aquisição de touros das raças Sindi, Nelore, Gir e Guzerá. Coube à Emater-RN realizar a mobilização dos produtores e elaborar propostas de crédito junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste, com foco na Festa do Boi 2015.


O Pró-Genética é um acordo de cooperação técnica firmado há dois anos entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), executado pela Emater-RN, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos. Seu objetivo é promover a oferta de touros puros, certificados e com financiamento, facilitando o acesso dos pequenos produtores ao que há de melhor para o seu rebanho.
Os chamados Touros Puros de Origem (PO) são animais que possuem pais, mães, avôs e avós registrados, com atestado emitido pela respectiva associação de sua raça. O uso de um touro PO eleva a qualidade e a uniformidade das crias nascidas, para corte ou leite, assegurando uma reposição anual do plantel com fêmeas mais produtivas e machos de melhor qualidade para comercialização.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social: EMATER-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário