terça-feira, 9 de novembro de 2021

TJRN abriu oficialmente a XVI Semana Nacional de Conciliação no Rio Grande do Norte.

 

 

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte abriu oficialmente a XVI Semana Nacional de Conciliação com uma solenidade hibrida na manhã desta segunda-feira (08). Participaram do evento o presidente do TJRN, o desembargador Vivaldo Pinheiro, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJRN), desembargador Expedito Ferreira, a secretária-executiva e o coordenador estadual do Núcleo, respectivamente, juíza Daniella Simonetti e juiz Breno Valério.

Em seu pronunciamento, o desembargador Vivaldo Pinheiro, adiantou que tinha uma boa notícia para informar. “Quero registrar neste momento solene uma ação efetiva que o Poder Judiciário está trabalhando junto com a Justiça Federal em prol da sociedade nesta área. Durante a Semana Nacional de Conciliação, será assinado pelo TJRN, através de seus órgãos representativos, um termo de cooperação que irá beneficiar 800 pessoas, que atualmente litigam por questões da casa própria e terão a oportunidade de resolver de maneira consensual e, o melhor, todas de uma única vez”, destaca o dirigente do Poder Judiciário potiguar.

Segundo Vivaldo Pinheiro, isso significa agilidade, segurança jurídica, economia processual e resolutividade para as partes. “Ou seja, será a Justiça cumprindo seu papel como deve ser”, frisa o magistrado. O termo de cooperação está nos seus ajustes finais e será um modelo de conciliação em massa a ser seguido. “Este é o exemplo exitoso com o qual quero abrir a XVI Semana Nacional de Conciliação”, conclui o presidente do TJRN.

Durante a solenidade, o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), do TJRN, desembargador Expedito Ferreira, observou que é um dia muito especial para a Justiça de todo o país. “É uma segunda-feira em que se abre uma nova Semana Nacional da Conciliação, um momento ímpar, o momento de dar as mãos, de sentar para conversar e encontrar o melhor caminho e como bem disse o filósofo Sócrates, o melhor caminho sempre é o caminho do meio, portanto, o caminho dialogado, conversado, conciliado”, ressalta o dirigente do Núcleo.

Expedito Ferreira salientou que o cidadão potiguar terá a oportunidade de trocar o litígio pela conversa e, ele mesmo, junto com a outra parte, construir a solução para o problema que seria discutido no Judiciário. “A Semana Nacional de Conciliação, que este ano tem o slogan Mais Tempo Pra Você, foi implantada pelo CNJ no ano de 2006, mas a cultura do consenso e da paz social vem sendo sedimentada pelo Poder Judiciário Potiguar em todas as gestões e já soma 15 Centros Judiciários de Solução de Conflitos”, pontua o desembargador.

O presidente do NUPEMEC enfatizou o crescimento do trabalho de conciliação, na atual administração do Poder Judiciário potiguar, dirigindo-se ao desembargador Vivaldo Pinheiro. “Na gestão de Vossa Excelência a expansão tem sido notável e, como presidente do NUPEMEC, reconheço em público, o empenho de Vossa Excelência com a política da conciliação e agradeço em nome todos e todas que trabalham na promoção desta modalidade de fazer justiça”, disse Expedito Ferreira.

O juiz coordenador estadual do NUPEMEC, Breno Valério, salientou que esta semana demonstra que o sentimento a ocupar espaço no coração dos que trabalham com a politica consensual é de confiança e esperança. “Confiança por que os esforços ao longo dos anos em favor do consenso e pacificação dos litígios ganham dimensão na consciência coletiva. A cada ano cresce o interesse pela conciliação, os índices de demandas conciliares alcançam repercussão pela positividade e afirmação, esperança de que a via autocompositiva seja a primeira das múltiplas portas de solução de todos os conflitos”, explica.

Ele finalizou ressaltando que a Semana Nacional de Conciliação serve como um marco de conscientização. “É um farol para iluminar a importância da conciliação para uma justiça mais célere e eficaz, a fim de que as partes possam buscar os CEJUSCs que trabalham de forma permanente na adoção de praticas e métodos consensuais”.

 

Semana Nacional de Conciliação

 

Promovida anualmente desde 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional de Conciliação tem como objetivo promover a politica de resolução consensual de conflitos, que, além de ser mais célere, promove a cultura da paz.

“Durante o ano todo, as pessoas podem ir aos fóruns procurar seus processos e solicitarem a audiência de conciliação. Durante a Semana Nacional, os tribunais de todo o país se juntam para intensificar a divulgação e a sensibilização da população a respeito da politica consensual”, salienta a juíza Daniella Simonetti.

Em sua 16ª edição, a Semana acontece entre os dias 8 e 12 de novembro, com mutirões de conciliação em Tribunais por todo o país.

No Rio Grande do Norte, a Semana será realizada em todos os 15 Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSCs) e em algumas varas do estado, de maneira presencial, remota e hibrida, possibilitando o acesso amplo da população.

 

Fonte: TJRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário