quarta-feira, 9 de março de 2022

Trilhas Potiguares 2022 divulga lista de municípios selecionados.




Por Hellen Almeida de Agecom/UFRN



O Programa Trilhas Potiguares, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, divulgou a lista com os 10 municípios potiguares selecionados para participação da edição 2022. Devem participar do projeto os municípios de Senador Georgino Avelino, Poço Branco, Monte das Gameleiras, Lagoa d’Anta, Passagem, Serra Negra do Norte, Marcelino Vieira, Lagoa Salgada, Tibau do Sul e Patu. A assinatura do Termo de Compromisso entre a UFRN e as prefeituras deve ser assinado no dia 21 de março.


A temática do programa este ano é Trilhas Potiguares: Retornando com saúde, esperança e a cidadania. Além dos dez municípios selecionados, a Proex publicou a lista com municípios que ficaram na suplência nesta edição, são eles: Umarizal, Campo Grande, São Vicente, Taboleiro Grande, Lagoa Nova, Jardim do Seridó e Riacho da Cruz.


Após dois anos com atividades suspensas devido à pandemia, o programa retoma agora em 2022 suas ações, com a participação de municípios potiguares com até 15 mil habitantes. Nos municípios selecionados, deve ser criada uma coordenação operacional de um projeto,  que será composta por moradores do município, coordenados por um morador indicado oficialmente pela Prefeitura, denominado Coordenador Local. Essa equipe terá a função de organizar a logística de execução das atividades no município, inclusive intermediar a relação do coordenador do projeto com a Prefeitura do município.


O coordenador do Trilhas 2022 e pró-reitor adjunto de Extensão, Edvaldo Carvalho, destaca a relevância do programa, por se tratar de um espaço de formação integrada, que envolve as capacidades dos alunos, docentes e técnicos administrativos, bem como toda a comunidade participante, todos construindo um processo de formação coletiva e multidisciplinar. Dessa forma, o projeto constrói, junto com o município, processos que melhoram a qualidade de vida da população urbana e rural das cidades participantes, de maneira coletiva, envolvendo alunos, servidores e comunidade.


De acordo com o calendário de ações disponível no edital  nº 012/2021, voltado à seleção dos municípios para participar do Trilhas 2022, está programada uma reunião para dimensionamento das Oficinas de Demandas e Potencialidades nos municípios e visita entre os dias 22 de março à 12 de abril. Como também a seleção e formação das equipes de discentes para atuarem nos municípios, que ocorre entre os dias 17 de março a 5 de abril.


Nenhum comentário:

Postar um comentário