quarta-feira, 26 de agosto de 2020

 

Senadores criticam venda de polo da Petrobras no Rio Grande do Norte.

 

Senadores do Rio Grande do Norte protestaram nesta quarta-feira (26) contra o anúncio de que a Petrobras colocou à venda o chamado Polo Potiguar. O polo petroquímico tem 26 concessões de produção no estado e produziu 23 mil barris de óleo e 124 mil m³ de gás natural por dia no primeiro semestre de 2020. A estatal está colocando à venda a totalidade de suas participações no polo: as concessões, as instalações de produção e uma refinaria.

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultraprofundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”, afirmou a Petrobras em nota

Pelo Twitter, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) informou que entrou com uma ação popular na Justiça, em conjunto com o senador Jean Paul Prates (PT-RN) e deputados federais, para “impedir o encerramento das atividades da Petrobras no Rio Grande do Norte”. Segundo ela, a venda dos ativos da Petrobras ameaça o emprego de 5.600 trabalhadores e vai afetar a distribuição dos royalties que o estado recebe pela exploração em seu território. De acordo com Zenaide, o Rio Grande do Norte recebeu R$ 15 milhões de royalties em 2019 e já acumula R$ 11 milhões em 2020. 

“Eu sou contra essa política de venda dos ativos do país. Vender a Petrobras do Rio Grande do Norte sem nenhuma discussão no Congresso Nacional é errado, é um absurdo. Buscamos a autossuficiência em petróleo e, agora, essa política que não investe em nada para justificar a venda do nosso patrimônio quer destruir anos de trabalho, gerar mais desemprego, e num momento como este, de pandemia”, escreveu Zenaide. 

Também pelo Twitter, o senador Jean Paul Prates disse que a venda de ativos da Petrobras está sendo feita sem diálogo com os governos estaduais ou com a sociedade. 

“Não podemos permitir que a Petrobras venda tudo e saia do Rio Grande do Norte. Isso não é matéria ideológica ou questão de opinião, muito menos de ‘pagar pra ver’ se o investimento privado dará conta dos atuais compromissos da petroleira com a sociedade potiguar”, afirmou Jean Paul Prates, que divulgou nota da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, segundo a qual sequer foi informada pela Petrobras sobre a venda do polo petroquímico. Ela disse que as atividades da estatal são uma das principais fontes para a economia do estado.

 


Fonte: Agência Senado

 



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário