sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Confira nove dicas para quem vai fazer o Enem



As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)acontecem nos dias 25 e 26 de outubro em todo o país. De acordo com dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 7.746.057 candidatos se inscreveram para o exame.
As notas do Enem valem como critério para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 115 instituições públicas em todo país, além de acesso para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies) ou vagas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Confira nove dicas para se preparar para o exame:

1-Faça simulados
Consultar provas anteriores e testar a preparação em simulados ajuda o aluno a se familiarizar com a linguagem das questões e aprender a administrar o tempo de prova.

2-Se dedique às áreas mais difíceis
Identifique quais as disciplinas e tópicos que você tem mais dificuldades e dedique um pouco a mais do tempo a elas. Tem dúvidas? Procure um professor ou um amigo que entende mais do assunto.
3- Se atualize
Estar atualizado é muito importante para o Enem. Tenha contato com as notícias e acompanhe o que acontece no mundo. Conhecimentos gerais ajudam tanto nas provas objetivas, quanto na redação.
4- Escreva
Pratique redação. Conheça os diferentes gêneros da escrita e identifique as características de cada um.
5- Leia
Como as provas do Enem têm textos longos, ler, entender e interpretá-los é fundamental para o bom entendimento das questões. Leia o enunciado várias vezes e, se tiver dificuldade na questão, pule para a próxima e volte depois.

6- Se exercite
Praticar atividades físicas ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade, além de proporcionar momentos de prazer.

7- Descanse
Não exagere nos estudos. Dormir bem ajuda o cérebro a funcionar melhor e evita “brancos” na hora da prova.

8- Se alimente bem
Procure comer alimentos saudáveis e nutritivos. Dias antes das provas evite comidas que estão fora de sua dieta normal e não exagere nos estimulantes e energéticos.

9- Conheça o local da prova

Depois de receber o cartão indicando onde você vai fazer a prova, vá no local para conhecê-lo. É importante também saber quanto tempo você leva para chegar e quais os melhores caminhos.



Via tribuna do norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário