Loja Fina Flor

Loja Fina Flor

domingo, 20 de setembro de 2015

João Câmara registra tremor de 3.6 na escala Richter

O município de João Câmara, na região do Mato Grande do Rio Grande do Norte, registrou às 08:49, hora local (11:49 UTC) um tremor de magnitude 3.6 na escala Richter, seguido de quatro réplicas, segundo dados divulgados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). O epicentro preliminar foi localizado na confluência dos municípios de João Câmara, Pureza e Poço Branco, onde se iniciou a atividade sísmica em 1986.

Pelos registros da estação de João Câmara (ACJC), pode-se ver que o tremor de magnitude 3.6 foi precedido de um microssismo precursor, aproximadamente 9 minutos antes, e seguido, até as 11:04, hora local ( 14:04 UTC) de 4 réplicas sendo a maior de magnitude 2.8, que ocorreu às 10:18, hora local (13:18 UTC), informou o LabSis. O evento foi sentido pela população. 

A região de João Câmara é conhecida por sua sismicidade que, em alguns anos, analisam os professores do LabSis, tem causado danos nas edificações com fuga da população, o que gera um grave problema social. De 1986 a 1993 a atividade foi intensa com a ocorrência de dois tremores de magnitude acima de 5.0 e centenas de outros tremores sentidos pela população.

No momento, embora a atividade sísmica esteja ocorrendo onde se iniciou a atividade de 1986, não dá para dizer como a atual atividade vai evoluir, segundo os sismólogos do LabSis, professores Joaquim Ferreira, Guilherme Sampaio e Eduardo Menezes.



*Com informações do LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET

Nenhum comentário:

Postar um comentário