sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Sepa da Facisa realiza plantão psicológico gratuito.




Por Ana Paula Nóbrega de Agecom/UFRN.




O Serviço Escola de Psicologia Aplicada (Sepa) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), realiza plantão psicológico gratuito destinado a jovens e adultos do município de Santa Cruz. Os atendimentos são realizados de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, presencialmente, na Sepa. Aos interessados, não é preciso realizar marcação, o serviço acontece por ordem de chegada, e as vagas são limitadas por dia.


O plantão psicológico visa ofertar um espaço de escuta a situações de sofrimento ou a questões que o indivíduo queira dialogar com um profissional da Psicologia. Os atendimentos são realizados pelos graduandos da área que estão em atividades formativas de estágio e extensão e por profissionais, tanto do Sepa quanto externos, que estejam colaborando com o projeto.



A cada semestre são divulgados novos horários em que os interessados pela assistência podem buscar o serviço para uma escuta pontual. Por se tratar de um plantão psicológico, geralmente, os atendimentos acontecem de maneira única, no entanto, caso seja necessário, a pessoa pode ser atendida mais de uma vez.


Melanie Moura, psicóloga clínica do Sepa, esclarece que, apesar de o atendimento psicológico não ter a intenção de garantir todas as respostas às complexidades que a vida impõe, ele oferece um espaço de acolhimento a quem o procura. Ainda segundo a sua perspectiva, o serviço de atenção psicológica auxilia aqueles que sentem a necessidade de dialogar suas dificuldades por oferecer um espaço de reflexão que, na maioria das vezes, pode ser decisivo para que o indivíduo consiga se posicionar diante dos desafios diários.


Ativo desde 2018, o plantão psicológico faz parte de um projeto de extensão coordenado pela professora da Facisa Luciana Medeiros em que todos os serviços acontecem, especialmente, no Sepa. Essa modalidade de atendimento psicológico se caracteriza por ser pontual, ou seja, é diferente da psicoterapia, pois, o atendimento não está relacionado a um acompanhamento sistemático e contínuo.


Em caso de dúvida ou mais informações, os interessados podem contatar o Sepa pelo número telefônico (84) 99480-6886 ou acessar o instagram do Sepa da Facisa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário