Loja Fina Flor

Loja Fina Flor

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Clique Ciência: cães conseguem saber quando o dono está chegando em casa?



Quem tem cachorro em casa sabe que muitas vezes eles são os primeiros a perceber quando o dono está chegando, mesmo quando o dono ainda está longe. Duas coisas explicam esse "pressentimento" dos cães: o olfato e a audição bem desenvolvidos e o condicionamento do animal.
O sistema de identificação de cheiros dos cães (olfato) é muito mais refinado do que o do homem, explica Ricardo Tamborini, especialista em comportamento animal.
Enquanto os seres humanos têm, em média, cinco milhões de células olfativas (receptoras de odores), algumas raças, como a dos farejadores, podem ter 220 milhões.
Além disso, a área no cérebro dos cães destinada a perceber os cheiros é cerca de 40 vezes maior do que a do homem, proporcionalmente.
Para se ter uma ideia do nível de sofisticação do olfato canino, podemos dizer que, enquanto o ser humano consegue pelo cheiro perceber que há uma colher de açúcar em uma xícara de café, um cão consegue detectar a mesma quantidade diluída em duas piscinas olímpicas cheias.
Esse olfato superdesenvolvido faz com que cães consigam não apenas saber quem está chegando antes das pessoas como distinguir quem é pelo cheiro do perfume, por exemplo.
A audição dos cães também é bastante superior à do homem. Acredita-se que ela seja dez vezes mais sensível que a nossa, com capacidade de captar sons quatro vezes mais distantes e detectar a origem do som em apenas seis centésimos de segundo.
Essa capacidade extra para ouvir foi desenvolvida ao longo da evolução. Os homens têm uma visão mais precisa que a dos cães, por conta do posicionamento frontal dos olhos (o que permite focar melhor os objetos e ter um campo visual maior), já os olhos dos cães são mais laterais e menos desenvolvidos. Assim, a audição precisa "compensar" a visão.
Além da anatomia, outro fator que contribui para que o cão saiba que o seu dono (ou qualquer outra pessoa) está chegando é o condicionamento animal. Ou seja, se uma pessoa costuma chegar sempre em um mesmo horário em casa, é natural que o cachorro identifique esse comportamento e passe a esperá-la.


"Os cães não têm noção de tempo, mas tudo o que é feito todo dia acaba virando um condicionamento", diz Tamborini.


Isso costuma acontecer na hora das refeições. Se você costuma dar a ração todos os dias, às 7h, não importa se é feriado ou domingo, o cãozinho estará lá neste horário e te esperando.












Fonte: Clique Ciência (Via UOl)

Nenhum comentário:

Postar um comentário