Brasil
pode levar 76 anos para adequar nível de leitura de todos os alunos.
Se o país continuar no
atual ritmo de melhorias no nível de aprendizado dos alunos, serão necessários
76 anos para que todos os estudantes sejam considerados proficientes em leitura
ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. O cálculo é do movimento Todos Pela
Educação, feito com base nos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização
(ANA) de 2016, divulgados na última semana pelo Ministério da
Educação (MEC).
Os dados da ANA mostram
que o índice de alunos com nível insuficiente de leitura em 2016 correspondia a
54,73%. Em 2014, o número estava em 56,17%, o que pode ser considerado uma
estagnação na melhoria das taxas. Pela classificação, alunos nos níveis
insuficientes não conseguem realizar tarefas como identificar informações
explícitas localizadas no meio ou no fim de um texto, escrever corretamente
palavras com diferentes estruturas silábicas ou fazer contas de subtração com
números maiores ou iguais a 100.
“Isso
significa que as crianças vão para o 4º ano do Ensino Fundamental sem
conseguirem, por exemplo, identificar relação simples de causa e consequência
em textos pequenos, o que é uma habilidade absolutamente fundamental para a
sequencia escolar e para a construção de uma cidadania plena”, diz o
coordenador de projetos do Todos pela Educação, Caio Callegari.
Fonte: Agência Brasil
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