quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

HUOL promove mudanças para enfrentamento da covid-19.




Por Ascom HUOL



Para enfrentar a fase atual da pandemia de covid-19, que ocorre associada ao crescimento dos casos de síndrome respiratória aguda, que também levou ao afastamento de diversos colaboradores assistenciais, administrativos e terceirizados, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e à rede hospitalar Ebserh, adotou uma série de medidas necessárias.


As novas regras passaram a vigorar em 21 de janeiro e constam na Resolução-SEI nº 014. Todas as providências impactam somente novas agendas, não gerando cancelamentos de marcações já realizadas, e têm objetivo de preservar os serviços essenciais, além de reduzir a circulação de pessoas no hospital, garantindo maior proteção aos pacientes, profissionais de saúde e comunidade em geral.


A partir dessa data, ficaram suspensas as visitas nas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva e há restrição de acompanhantes para pacientes com idade maior ou igual a 60 anos, jovens até 16 anos incompletos e pessoas com necessidades especiais. Ainda com o intuito de evitar a transmissão da doença, as medidas preventivas foram reforçadas em todas as áreas do hospital.


Outras regras para evitar o contágio entre pacientes são a diminuição dos leitos disponíveis para internação em 35% em todos os andares do Edifício Central de Internações (ECI) e a suspensão dos exames eletivos de média complexidade, dos agendamentos para consultas eletivas da Unidade de Reabilitação e do ambulatório no Sistema de Regulação (SisReg), das cirurgias eletivas de média complexidade e das atividades do centro cirúrgico ambulatorial.


 Sobre a Rede Ebserh


O HUOL faz parte da rede hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.


Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário