segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Secretaria da Administração publica relatório com balanço de ações de 2021.




Por Ascom/Sead



A Secretaria de Estado da Administração (Sead) publicou, nesta segunda-feira (17), o seu Relatório de Gestão referente ao ano de 2021, no qual expõe ações e projetos que foram iniciados, executados ou seguiram em desenvolvimento neste período. O documento é dividido em quatro temáticas: “Gestão de Pessoas”, “Modernização da Gestão Pública”, “Atendimento ao Cidadão” e “Comunicação”. 


Assim como 2020, o ano de 2021 foi igualmente atípico devido à pandemia da Covid-19. Porém, com a adesão das vacinas, foi possível observar uma melhor adaptação com a retomada gradual de atividades e o estabelecimento de novas diretrizes na atuação do poder público, tendo como plano de fundo o ‘novo normal’ que a pandemia impôs a todos. Tal fato ficou evidente com a realização de atividades não apenas remotas, mas também híbridas e presenciais, as quais seguiram sempre com as devidas medidas sanitárias de proteção.


De acordo com a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, é importante frisar que, mesmo com a pandemia, a Sead não deixou de lado os preceitos norteadores da boa administração pública. “Desde o início do atual governo, procuramos seguir o rumo da honestidade e lisura para com os recursos públicos. Sempre em busca dos direitos sociais, visando garantir uma vida digna a todos os potiguares, principalmente aos servidores públicos estaduais”. 


Para a secretária, a publicização do Relatório Anual de Gestão da Sead 2021 é também uma forma de contribuir com o controle e transparência pública, bem como uma forma de acompanhar e direcionar novas metas para as ações governamentais. ”Conseguimos avançar em muitos projetos importantes para a Administração Estadual”, adianta Virgínia Ferreira.


Gestão de Pessoas


A atuação da Rede Estadual de Gestão de Pessoas (Regesp), coordenada pela Sead e a qual integra todos os setores de RH dos órgãos da Administração Estadual direta e indireta, foi reforçada no ano de 2021. 

Houve avanços no planejamento do Censo dos Servidores Ativos, que deverá ser implementado em 2022, e no Clube de Descontos dos Servidores, que está na fase de cadastramento de empresas parceiras. 


Além disso, a Sead reestruturou o fluxo de processos entre alguns setores, a fim de obter mais agilidade aos trâmites, como, por exemplo, casos de implantação dos novos servidores na folha de pagamento. 


O Departamento de Capacitação da Escola de Governo executou o Plano de Formação, Desenvolvimento e Capacitação dos servidores do Rio Grande do Norte, visando à melhoria da gestão pública e das comunidades dos municípios parceiros do Plano RN Inclusivo. As atividades contemplaram atividades e cursos de graduação, pós-graduação e extensão, que foram oferecidos nas modalidades presencial e a distância. 


Em 2021, a Sead deu continuidade à divulgação dos dados da folha de pagamento do Poder Executivo, publicando, mensalmente, o Caderno de Gestão de Pessoas, bem como o seu Relatório de Redução de Despesas, trazendo informações acerca da economia realizada pela Administração nos contratos. 


Atendimento ao Cidadão


Com relação à gestão do Programa Central do Cidadão, foi dado andamento ao planejamento do modelo de gestão das 27 unidades existentes pelo RN.  Durante o ano de 2021, foram inauguradas cinco novas Centrais do Cidadão, incluindo a do bairro do Alecrim, em Natal. Para 2022 está prevista a inauguração de mais 10 unidades, incluindo uma inédita no município de Lajes.


Além disso, houve ampliação na oferta de serviços oferecidos por órgãos parceiros, como: Delegacia do Cidadão, Idema, Defensoria Pública, Itep, Ipern e Detran, que adotou o agendamento eletrônico gerando celeridade nos atendimentos e acarretando reflexos positivos nos serviços oferecidos. A Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão, responsável pelo Programa, também esteve envolvida com mutirões em diferentes localidades no estado ofertando serviços gratuitos à população com vistas à inclusão social. 


Em síntese, o Relatório Anual de Gestão da Secretaria da Administração lista diversos outros projetos e ações que foram executadas em 2021, detalhando inclusive os setores envolvidos e suas atribuições. 


Para acessar, basta clicar aqui: http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/SEARH/DOC/DOC000000000278804.PDF



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