sábado, 11 de junho de 2016

Caern retira 04 cidades do colapso nos próximos 60 dias no Alto Oeste.






Mesmo sem água suficiente nos mananciais, até o início do próximo semestre, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai reativar o abastecimento nas cidades de Frutuoso Gomes, Martins, Antônio Martins e João Dias, na região Oeste do Estado. A adutora Alto Oeste, com captação na barragem Santa Cruz em Apodi, vai suprir a demanda dessas cidades e posteriormente outras devem sair do colapso no abastecimento de água. O funcionamento dos quatro sistemas reduz de 14 para dez cidades em colapso, todas no Alto Oeste, assim o número de cidades abastecida por meio de rodízio passará para 81.
Segundo dados do engenheiro Anderson Araújo de Souza, responsável pela Unidade de Abastecimento de Água da Caern na região do Alto Oeste do Estado, até o final deste mês o fornecimento de água de Martins e Frutuoso Gomes será restabelecido. Os técnicos estão trabalhando nos reparos das três Estações Elevatórias (EE) que bombearão a água da adutora em Lucrécia até o alto da serra em Martins, que está em colapso desde o final de 2015 com o esvaziamento do açude em Lucrécia. Já Frutuoso Gomes, a reativação é mais simples, afirma Anderson. 

SERIDÓ

As cidades de Acari e Currais Novos na região Seridó, que também estavam com o fornecimento de água suspenso, voltaram a receber água, em forma de rodízio. Atualmente Currais Novos recebe água captada no açude Dourado e, após tratada é distribuída, de forma alternada, para os quatro setores que abrangem os diversos bairros da cidade. Enquanto os sistemas permaneceram em colapso, o fornecimento de água era através de carro-pipa que depositava água em caixas distribuídas nos pontos estratégicos das cidades.
A companhia está adotando o rodízio da seguinte forma: O setor 01 é composto pelos bairros Manoel Salustino, Incoop, IPE, Promorar e Parque Dourado 03, que receberão água na sexta-feira (10) às 18h e permanece até às 18h do domingo (12). Em seguida o setor 02, formado pelos bairros JK, Parque Dourado, Santa Maria Gorete, começa a receber água às 18h do domingo (12) e continua até às 18h da terça feira (13).
O Setor 03 é formado pelo Centro da cidade, Alto de Santa Rita, Manoel Tomaz Araújo, Antônio Rafael, Gilberto Pinheiro e Parque das Pedras, atendidos das 18h da terça-feira (13) às 18h da quinta feira (15). O Setor 04 é composto pelos bairros Sílvio Bezerra e parte do Manoel Salustino, incluindo a avenida Getúlio Vargas, avenida Silvio Bezerra e rua Baldômero Chacon e Parque Industrial.
Para economizar a água dos mananciais, a Caern continua com o sistema de rodízio a fim de prolongar o tempo de permanência do abastecimento de água em cada cidade. Atualmente são 14 cidades em colapso no Alto Oeste e 77 em rodízio no Estado, maior parte delas no Alto Oeste. Apesar das chuvas nos últimos dias em algumas regiões do Estado, o volume de água nos mananciais ainda é considerado baixíssimo e insuficiente para ligar as captações.





Fonte:  ACS Caern

Nenhum comentário:

Postar um comentário