terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Percentual de brasileiros de direita, esquerda e centro é o mesmo.

DA COLUNA DO FRAGA , por Mariana Londres


Atualmente brasileiros se dividem entre esquerda
direito e centro . Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma pesquisa de opinião feita com 2.466 brasileiros em 172 municípios das 27 unidades da federação revela que o percentual dos eleitores que se dizem de direita, esquerda e centro é praticamente o mesmo. De acordo com o estudo, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, 23,5% dos brasileiros se consideram de centro, 22,6% se dizem de direita e 21,4% dizem ser de esquerda. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, as três orientações estão tecnicamente empatadas. Apesar do empate, numericamente a esquerda tem a menor participação. 

Além disso, 25,4% disseram não ter nenhum posicionamento político, e 7,1% não sabem ou não responderam. 

Na mesma pesquisa, o instituto pergunta aos eleitores qual a orientação dos prováveis candidatos à Presidência em 2018: do ex-presidente Lula, do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), do governador Geraldo Alckmin (PSDB), de Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT) e Álvaro Dias (Podemos). 

79,1% dos entrevistados consideram que o ex-presidente Lula é um candidato de esquerda. Em relação ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), 77,2% o consideram de direita. Já sobre o governador Geraldo Alckmin (PSDB), 34,6% o consideram de centro e 29,3% de direita. Marina Silva (Rede) é considerada de esquerda por 56,3% dos entrevistados. Ciro Gomes (PDT) é apontado como candidato de esquerda por 61,3% dos entrevistados e Álvaro Dias (Podemos) como um candidato de centro por 41% e de direita por 18% dos entrevistados. 

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2017 por meio de questionário online enviado por email. O grau de confiança é de 95%.


Link: http://r7.com/QSvb

Nenhum comentário:

Postar um comentário