Acidentes
caem nos meses de férias após "Lei do Farol".
![]() |
Lei do farol baixo mesmo durante o dia entrou em vigor em julho, foi suspensa, mas voltou a valer em outubro. Nilton Cardin/Estadão Conteúdo |
A
recente obrigatoriedade do farol baixo nas rodovias mesmo durante o dia pode
até ter pego motoristas de surpresa. Mesmo assim, com a chamada “Lei do Farol”
em vigor nos meses de férias, já é possível identificar queda no número de
atropelamentos e colisões frontais justamente quando as estradas recebem mais
carros. Por outro lado, especialista alerta para a falta de informação e o
pouco tempo de casos até agora.
Segundo
dados da Polícia Rodoviária Federal, de 23 de dezembro de 2015 a 6 de janeiro
de 2016, foram registrados 108 atropelamentos, sendo 34 mortos e 43 gravemente
feridos. Em igual período já em 2017, a quantidade de ocorrências caiu para 80,
com o mesmo número de mortos e 32 feridos gravemente. Apesar da queda real de
26% dos casos e de feridos gravemente, o mesmo número de vítimas fatais
representa um alerta.
O
assessor de comunicação social da PRF, Diego Fernandes Brandão, explica que
qualquer medida que objetive a visibilidade é benéfica para o trânsito de
maneira geral. A lei 13.290 entrou em vigor em 8 de julho e, depois de ter
suspensa a aplicação de multas, voltou a valer em outubro após novo entendimento
enviado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) aos órgãos locais.
“O uso do farol baixo não
é apenas para garantir que o motorista veja o que está à sua frente, mas
também, para que seja visto por outros motoristas e pedestres”, disse Brandão.
Além
dos atropelamentos, o número de colisões frontais apresentou quedas ainda
maiores: 43% (de 282 para 160 ocorrências), 42% (127 para 74 no número de
mortos) e 52% (239 para 114 na quantidade de feridos com gravidade).
Os
dados dão uma ideia de maior segurança nas estradas federais, mas, o
especialista preferem a cautela antes de comemorar os resultados. O Natal e o
Ano Novo em um domingo seriam também fatores para diminuir o número de
motoristas rumo ao litoral ou ao interior por exemplo. Mais do que isso, a
incidência ou não de chuvas pode ser um fator preponderante na variação
negativa.
Professor
de engenharia de tráfego da Unicamp, Percival Bisca ratificou a segurança do
uso do farol baixo em rodovias mesmo durante o dia. Ainda assim, o especialista
prefere esperar os efeitos positivos, inclusive, com mais campanhas educativas.
“Certamente existe um
efeito positivo. O farol baixo de dia não é para ver, é para ser visto. E é
bastante fácil de notar que você enxerga melhor carros no sentido contrário”,
disse Bisca. “Mesmo a pessoa estando completamente consciente da lei, às vezes
pode esquecer e, por isso, acho que uma campanha maior seria necessária, assim
como uma notificação na casa do condutor e uma tolerância maior antes da
primeira multa.
De
23 de dezembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017, 41.719 motoristas foram multados
por “em movimento de dia, deixar de manter acesa luz baixa nas rodovias” de
todo o País. A infração é média e acrescenta quatro pontos na CNH (Carteira
Nacional de Habilitação) e multa no valor de R$ 130,16.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário