sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Fundac oferta novos cursos profissionalizantes em parceria com Sistema S.

Foto: Reprodução/ASSECOM/RN


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), firmou nesta sexta-feira (27) um termo de cooperação com representantes do Sistema S. O projeto tem como objetivo a implantação e execução de cursos profissionalizantes e atividades de lazer, cultura e valorização social no sistema socioeducativo, com prazo estimado de 12 meses.
Os cursos serão realizados inicialmente no Ceduc Pitimbú, em Parnamirim, a partir do mês de fevereiro. Dentre eles estão os cursos de Auxiliar de Garçom e Agente de limpeza e conservação, realizados pelo Senac, com duração de 160 horas cada. E os cursos de Pintor de obras e de Pedreiro e alvenaria, executados pelo SENAI, também com carga horária de 160 horas cada.
A proposta do Sesc traz ainda ações mensais em paralelo com os cursos oferecidos pelo Senac, onde os jovens em medidas socioeducativas terão acesso a cultura por meio do Cine Sesc, ação de incentivo a leitura, oficinas de arte e apresentações artísticas; e ações de educação em saúde, com oficinas de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis.



Termo de cooperação


O termo de cooperação, que tem como tema a “Profissionalização como prática socioeducativa: direito fundamental do adolescente em conflito com a lei”, visa atender ao artigo 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que afirma: “são direitos do adolescente privado de liberdade, entre outros, receber escolarização e profissionalização”.
O formalização da parceria acontece após um período de experiência realizado no segundo semestre de 2016 na unidade do Ceduc Pitimbú, onde ocorreram oficinas de informática, customização de camisas e elaboração de enfeites natalinos com materiais recicláveis. Com a avaliação positiva, a oferta dos cursos foi ampliada em 2017, com previsão para se estender a outras unidades.
Estiveram presentes na assinatura do termo representantes da Fundac, Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação do Ministério Público do RN (Ampern) e três representantes do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Social do Comércio (SESC).





Fonte: ASSECOM/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário