Clientes
do Banco do Brasil poderão fazer transações pelo Facebook.
Por
Kelly Oliveira e Ludmilla Souza, da Agência Brasil.
Os clientes do Banco do
Brasil poderão fazer transações bancárias diretamente pelo Messenger,
aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook, sem precisar utilizar o
serviço de internet banking ou o aplicativo do banco.
Segundo o banco, a
troca de informações nas interações com os clientes são criptografadas de ponta
a ponta.
“Queremos estar em
todos os lugares em que o cliente gosta de estar, seja no aplicativo ou na rede
social. As pesquisas mostram que o brasileiro aprecia muito as redes sociais”,
disse hoje (22) o diretor de tecnologia do Banco do Brasil, Gustavo Fosse.
A ferramenta será
iniciada com um projeto-piloto com cerca de mil clientes e um grupo de
funcionários do banco. Inicialmente, estão disponíveis consulta de extrato da
conta-corrente e informações sobre cartão de crédito como fatura, solicitação
de segunda via e liberação de uso.
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Nova ferramenta do Banco do Brasil está disponível em
fase de testes para cerca de mil clientes e um grupo de
funcionários da instituição. Arquivo Agência Brasil
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Nos próximos dias, as
consultas de saldo e extrato da poupança, assim como o extrato de fundos de
investimento também estarão disponíveis pelo atendimento no Messenger. Após a
fase de testes, o serviço será ampliado para todos os clientes.
O atendimento na nova
plataforma será feito por meio do assistente virtual do banco, que já funciona
para tirar dúvidas de clientes por meio de chatbot (“robô” que simula
uma conversa com os clientes) no Messenger do Facebook combinada com o Watson,
a plataforma de inteligência artificial para negócios da IBM na nuvem.
Há um ano, o BB adotou
Watson para auxiliar os funcionários a agilizar o atendimento e responder a
dúvidas e solicitações dos clientes. Em agosto do ano passado, a instituição
ampliou o uso da inteligência artificial para seu novo canal de atendimento
pelo Messenger do Facebook para tirar as principais dúvidas dos clientes sobre
sua conta ou serviços oferecidos pelo banco.
Segundo o Banco do
Brasil, foram mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos
com informações sobre os mais diversos temas, como atendimento, cartão,
conta-corrente, investimentos, linhas de crédito, solução de dividas, programa
de relacionamento e câmbio.
A interação pelo chatbot representa
70% dos atendimentos feitos pelo BB no Facebook. Quando é necessário algum tipo
de interação humana, o atendimento é encaminhado para funcionários do banco.
Desde outubro, o chatbot foi
ampliado para os sistemas próprios do banco e migrou para o aplicativo. Em
dezembro, começou a ser utilizado no internet banking para interações
com clientes sobre módulo de segurança e bloqueio de senha.
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