quinta-feira, 26 de setembro de 2019


Dia Nacional dos Surdos: MEC quer ampliar políticas de educação para surdos.


No Dia Nacional dos Surdos, celebrado nesta quinta-feira (26), o Ministério da Educação divulgou que a pasta trabalha para garantir políticas que atendam os estudantes com deficiências auditivas. Dentre elas, a ampliação do número de escolas que priorizam a língua brasileira de sinais, Libras, como a língua primária e o português escrito como língua secundária para os alunos surdos. 

O ensino bilíngue, considerado recurso importante para que a criança surda avance na aprendizagem e na socialização, está previsto no Decreto nº 9.665/2019. De acordo com o censo escolar de 2016, do Ministério da Educação, a educação básica tem cerca de 22 mil estudantes surdos, outros 32,1 mil com alguma deficiência auditiva e 328 com surdocegueira.


Legislação


A Língua Brasileira de Sinais começou a ser regulamentada no país em 1993. Mas apenas em 2002 a Libras foi oficialmente reconhecida e aceita por lei como forma de comunicação e expressão da comunidade surda. Em 2005, um decreto determinou a Libras como disciplina curricular obrigatória para todos os cursos de licenciatura e fonoaudiologia, nas diferentes áreas do conhecimento. Para os demais cursos de educação superior e profissional, a disciplina é optativa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário