terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Colômbia confirma que processo de desarmamento das Farc começa nesta quarta-feira.

 
Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e líder das Farc, Rodrigo Londoño, se cumprimentam durante encontro em Cartagena, em setembro. (Foto: John Vizcaino/ Reuters)

O Alto Comissariado para a Paz da Colômbia, Sergio Jaramillo, confirmou nesta terça-feira (28) que o processo de entrega de armas dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), como parte da implementação do acordo de paz assinado com o governo, começa na quarta-feira (1º).


"Nesta quarta-feira começa o processo de desarmamento que representa o registro das armas, a destruição do armamento instável, o armazenamento das armas de acompanhamento, e tudo o que não tinha sido feito, de acordo também como estão avançando a ONU e as Farc", afirmou Jaramillo de jornalistas.


O cronograma para o desarmamento e a desmobilização das Farc estabelece um prazo de 180 dias para que os guerrilheiros estejam concentrados nas regiões estabelecidas, onde entregarão as armas à ONU e se prepararão para retornar à vida em sociedade.
Jaramillo destacou que o processo começará com o registro das primeiras armas, dando início ao chamado D90, que estabelece que 30% das 7.000 armas dos guerrilheiros devem ser entregues em 90 dias.
As Farc reforçaram hoje o comprometimento com o acordo de paz assinado com o governo da Colômbia.


"Anunciamos que na quarta-feira realizaremos, segundo o protocolo estipulado, o registro das armas em todos os acampamentos e reajustaremos o plano de destruição de armas instáveis ou explosivos", explicou em comunicado o chefe da equipe de negociação das Farc nos diálogos de paz, Luciano Marín.


O Alto Comissariado também falou sobre a anistia dos cerca de 5 mil guerrilheiros presos, ao afirmar que esse é um avanço importante para a segurança jurídica, física e até econômica das Farc.




Fonte: Agencia EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário