Cadastro
para o Auxílio Emergencial já pode ser feito nas agências dos Correios.
Ministério da Cidadania
e os Correios firmaram uma parceria para atender à população mais vulnerável,
sem acesso a meios digitais, que ainda não conseguiu solicitar o Auxílio
Emergencial. As mais de seis mil agências da empresa, presente em todos os
municípios do país, já estão habilitadas a fazer o cadastramento de quem
precisa do benefício. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos.
Documentação
Para pedir o
cadastramento numa agência dos Correios, o interessado deve apresentar os
seguintes documentos: identificação oficial com foto, em que conste também o
nome da mãe do beneficiário; Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário e dos
membros da família que dependem da renda do titular; dados bancários ou
documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para
solicitar abertura de Conta Social Digital, em nome do titular.
Para os que não são
bancarizados, será aberta uma Conta Social Digital na Caixa, caso o cadastro
seja aprovado. Para abertura de conta deverá ser apresentado um documento de
identificação (RG, CNH, passaporte). O cidadão receberá um protocolo de
cadastro ao final do atendimento.
Quem realizar o
cadastramento nos Correios poderá consultar o andamento do pedido em qualquer
agência da empresa após o prazo previsto de dez dias para a conclusão da
análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de
cadastro e o CPF. Vale ressaltar que os Correios não realizarão o pagamento do
benefício.
O acompanhamento da
liberação do benefício também pode ser feito nos canais disponibilizados pelo
Ministério da Cidadania, Dataprev e Caixa ou pelo telefone 121.
Na página dos
Correios, no sistema Busca Agência, é possível obter
informações sobre as unidades abertas ao público. A grande maioria dos pontos
de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Medidas
preventivas
Em atenção à saúde de
seus profissionais e do público, os Correios adotaram medidas de proteção para
evitar o contagio pelo novo coronavírus. Além do trabalho remoto por empregados
classificados como grupo de risco, há controle do fluxo de atendimento e organização
dos clientes para manter a distância recomendada.
Existem ainda reforço
nos procedimentos de limpeza e cuidados extras de higiene, além de métodos para
evitar o contato físico, como a desativação de totens de senhas e o não
compartilhamento de objetos. Com o intuito de evitar aglomerações, foi
estabelecido um calendário para a solicitação do cadastro do Auxílio
Emergencial nas agências, conforme o mês de nascimento do cidadão:
Segunda-feira:
nascidos em janeiro e fevereiro;
Terça-feira:
nascidos em março e abril;
Quarta-feira:
nascidos em maio e junho;
Quinta-feira:
nascidos em julho, agosto e setembro;
Sexta-feira:
nascidos em outubro, novembro e dezembro.
Diretoria de
Comunicação – Ministério da Cidadania e Correios/Com informações do Ministério
da Cidadania e Correios/Via Governo Federal
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