terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Facisa realiza pesquisa sobre fisioterapia na saúde da mulher.



Por Rayssa Vitorino, com supervisão de jornalistas de Agecom/UFRN





A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN) lançou, nesta terça-feira, 7, um formulário para realizar uma pesquisa sobre Conhecimento de mulheres brasileiras acerca da atuação da fisioterapia na saúde da mulher. A pesquisa é vinculada a um grupo de estudos da UFRN e da Facisa, sob orientação da professora Laiane Santos Eufrásio. Podem participar dessa pesquisa mulheres brasileiras maiores de 18 anos. O preenchimento do formulário tem o objetivo de ampliar os horizontes dos estudantes e dos profissionais da área da Fisioterapia na questão da saúde da mulher e também de informar sobre saúde da mulher para os participantes em geral.


O questionário é dividido em dez seções, leva em torno de 10 minutos para ser respondido e todas as respostas devem ser mantidas em sigilo. A primeira apresentação contém um termo de consentimento que deve ser lido e marcado como aceito para continuar, seguindo o formulário tem o preenchimento dos dados de identificação e sociodemográficos. A participante da pesquisa deve preencher, também, as perguntas dos seguintes tópicos:  conhecimento sobre a fisioterapia, fisioterapia na saúde da mulher conhecimento sobre o assoalho pélvico, o assoalho pélvico, a fisioterapia em disfunções sexuais, a fisioterapia em mastologia e a atuação da fisioterapia em obstetrícia.


Como benefícios da pesquisa, a participante vai obter o aprendizado de informações e contribuir com a assistência prestada à mulher brasileira. No fim do questionário, será disponibilizada uma cartilha educativa em anexo, contendo informações sobre a atuação da Fisioterapia na saúde da mulher, de forma que, caso a mulher não conheça os serviços, possa usufruir deles se necessário. As perguntas também têm o intuito de avaliar o conhecimento sobre determinada especialização e cada uma de suas áreas de atuação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário