quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

MEC participa de apresentações de projetos realizados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte.





A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica participou de agenda junto ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na última segunda-feira (13). Foram realizadas apresentações de projetos e visita ao Campus Parnamirim com demonstrações de pesquisas na área da robótica, informática, automação e instrumentação industrial. O instituto também apresentou resultados e demandas voltadas ao fortalecimento das ações que visam a consolidação das instituições e melhoria na oferta da Educação Profissional e Tecnológica.


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica atua na oferta desta modalidade educacional com ações voltadas à pesquisa, ensino e extensão em todo o país. Além disso, as instituições que compõem a Rede desenvolvem diversos projetos que envolvem os mais de 1,5 milhão de estudantes. Dentre alguns projetos de destaque do IFRN temos o Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) que possui pesquisas e laboratórios com foco no desenvolvimento de inovação e tecnologias, além de realizar capacitações voltadas ao setor mineral.


O IFRN Solar é uma iniciativa do Instituto para a instalação de geradores fotovoltaicos, que já contemplou todas as unidades da instituição. O projeto tem previsão de expansão com o intuito de produzir a energia consumida, pelo IFRN, e integra uma das ações do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal (Energif) do Ministério da Educação, que visa capacitar e impulsionar o uso de energias renováveis.


Campus atua em pesquisas voltadas à área espacial


O Campus Parnamirim do IFRN apresentou ações e projetos voltados ao Centro Tecnológico Espacial. Algumas pesquisas desenvolvidas em laboratórios especializados como o de Comando e Acionamento de máquinas, Automação e Instrumentação Industrial e o de Robótica, buscam fortalecer as ações do CT Espacial. Foram feitas demonstrações pelos professores e estudantes, responsáveis pelos projetos, que puderam mostrar um pouco das práticas das pesquisas realizadas pelo Campus do IFRN.


 


Por Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Setec



Nenhum comentário:

Postar um comentário