terça-feira, 28 de novembro de 2017

TSE realiza Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação de 28 a 30 de novembro.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará a partir desta terça até quinta-feira (28 a 30) o Teste Público de Segurança 2017 do Sistema Eletrônico de Votação que será utilizado nas Eleições Gerais de 2018. Quatro investigadores individuais e de três grupos, que vão participar do evento, tentarão executar doze planos de teste nos softwares e hardwares da urna e equipamentos relacionados. O TPS ocorrerá sempre das 9h às 18h, em espaço exclusivo, com entrada controlada e ambiente monitorado por câmeras, no 3º andar do edifício-sede da Corte Eleitoral, em Brasília. O Teste Público poderá se estender até 1º de dezembro, caso seja necessário, de acordo com o parágrafo 1º do artigo 34 do edital do Teste Público.

As propostas de invasão dos programas da urna eletrônica e sistemas correlatos foram apresentadas pelos investigadores e aprovadas pela Comissão Reguladora do TPS. O Plano de Teste consiste no detalhamento do “ataque” que se pretende simular, embasado em normas, artigos, publicações e outros trabalhos técnicos e científicos. As propostas, que serão executadas durante os três dias de evento, buscam quebrar o sigilo do voto e/ou fraudar a destinação dos votos digitados na urna. 

O Teste Público de Segurança representa, assim, um conjunto de ações controladas a fim de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do sigilo do voto em uma eleição. Além disso, possibilita a apresentação de sugestões de melhoria de componentes do sistema eletrônico.

Esta será a quarta edição do Teste Público de Segurança, que é um dos eventos preparatórios para a realização das eleições. Nele, os investigadores selecionados apresentam e executam planos de ataque aos componentes internos e externos do sistema eletrônico de votação – como aqueles utilizados para a geração de mídias –, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados. Para o Teste Público, o TSE fornece o acesso ao código-fonte, primeiro passo para “entrar” na tecnologia do sistema.

A primeira edição do TPS ocorreu em 2009, a segunda em 2012 e a terceira em 2016. As contribuições de melhoria apresentadas nos três primeiros testes foram incorporadas ao sistema logo em seguida. Desde 2016, o Teste Público de Segurança é parte obrigatória do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.

Vale destacar que a segurança do sistema eletrônico de votação é feita em camadas. Por meio de dispositivos de segurança de tipos e com finalidades diferentes, são criadas diversas barreiras que, em conjunto, não permitem que o sistema seja violado. Qualquer ataque causa um efeito dominó e a urna eletrônica trava, não sendo possível gerar resultados válidos.



Fonte: TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário