Escola
estadual em Tangará realiza projeto interdisciplinar sobre bullying.
Brincadeiras de mau
gosto, apelidos, pequenas agressões físicas e humilhações. Essas são algumas
das características do Bullying, fenômeno de violência moral e física
expressado na forma de comportamentos agressivos. Apresentando-se sobretudo
dentro das escolas, o bullying é um fato antigo e que pode acarretar, no caso
dos estudantes, resultados graves, como problemas de aprendizagem ou
desinteresse em frequentar a escola.
Pensando nisso, a
Escola Estadual Professor Severino Bezerra, localizada no município de Tangará
(RN), deu início neste mês de junho, a realização do projeto “Bullying não é
brincadeira”, iniciativa organizada em cooperação com o setor de Psicologia da
Faculdade Ciências Saúde do Trairi (Facisa) da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN). O projeto visa trabalhar, em ambiente escolar, questões
relativas ao bullying, apontando suas características e consequências.
Destinado a alunos do
4º ano do ensino fundamental, a iniciativa tem por objetivo diagnosticar ações
de violência psicológica e física na escola referida, assim como no meio social
dos alunos, descrevendo as características e formas de bullying, ao mesmo tempo
em que empregam práticas sociais e psicológicas de combate a este fenômeno.
Para isso, os alunos participam de aulas de campos, onde questões relativas ao
bullying são debatidas de forma lúdica e em coletividade.
O professor responsável
pela ação, o pedagogo Stepheson Oliveira, explica que a iniciativa trata-se de
um projeto interdisciplinar, trabalhado dentro do campo social e psicológico,
envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Ciências.
"Espera-se, por meio do projeto, alcançar o desenvolvimento de práticas
que envolvam o respeito entre o público alvo, que são as crianças, bem como
experimentar ações que promovam a solidariedade e estimular a comunidade
escolar a compreender que bullying é violência e deve ser combatido” considera
o educador.
A vice-diretora da
escola, a professora Maria Auxiliadora, esclarece que a ideia em implantar tal
projeto partiu de uma necessidade identificada dentro do próprio ambiente
escolar, que apontava um número elevado de casos de bullying. O projeto está em
andamento e contará com mais ações ao longo do ano letivo. Apesar de ter sido
pensado inicialmente para os alunos do 4º ano, os resultados obtidos até o
momento incentivaram com que a iniciativa fosse estendida às demais turmas da
escola.
Fonte: SEEC
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