Mais
da metade dos brasileiros que usam cartão de crédito não controla os próprios
gastos.
Do R7
Ter
um cartão de crédito é sinônimo de comodidade e poder comprar a qualquer hora,
mas sem um mínimo de disciplina e organização, o bolso do consumidor pode
sofrer sérios abalos.
De
acordo com estudo feito pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela
CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em todas as capitais do
País, 57% dos usuários de cartão de crédito não controlam de maneira adequada
os gastos realizados com esse meio de pagamento.
As
atitudes mais comuns dos entrevistados são consultar pela internet a fatura
antes do fechamento (28%), ler a fatura quando ela já está fechada (15%) e
fazer o controle de cabeça (13%). Os que não fazem qualquer controle são 1%.
O
controle total e sistemático dos gastos no cartão de crédito é feito por 38%
dos usuários, sendo que 21% anotam os gastos no papel, 11% utilizam planilhas e
6% registram as compras em aplicativos no celular.
A
economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, afirma que o cartão de crédito
é tratado por muitos como o vilão do orçamento, mas pode ser um aliado do
consumidor se utilizado adequadamente.
—
É fácil tirar o cartão do bolso e pagar uma despesa. Porém, se não houver
disciplina, mais fácil ainda é perder a noção do quanto foi gasto e ultrapassar
os limites do orçamento. O controle financeiro é fundamental para evitar esse
tipo de problema.
Juros
O
levantamento revela ainda um comportamento negligente do consumidor. Em um ano,
cresceu o percentual de usuários de cartão de crédito que não sabem a taxa de
juros cobradas quando se atrasa o pagamento da fatura. Em 2016, 55% dos adeptos
da modalidade desconheciam os valores. Hoje, são 59% que ignoram o custo do
atraso.
No
geral, quatro em cada dez (38%) entrevistados já ficaram, em algum momento, com
o nome sujo por não pagarem a fatura do cartão de crédito e 11% estão
atualmente com alguma parcela em atraso.
De
acordo com a pesquisa, 90% dos usuários de cartão reconhecem que essa forma de
pagamento impõe riscos a vida financeira do consumidor, principalmente por
conta dos juros elevados em casos de atraso no pagamento (40%), risco de
clonagem do cartão (31%) e por incentivar às compras impulsivas (27%). Apenas
8% dos entrevistados não veem qualquer risco na utilização do cartão de
crédito.
Em
média, os usuários de cartão utilizam essa modalidade de pagamento 21 vezes por
ano, sendo que 36% o utilizam ao menos três vezes por mês. A pesquisa procurou
saber as razões para a grande aceitação do cartão de crédito como meio de
pagamento entre os brasileiros e descobriu que a possibilidade de parcelamento
é a vantagem mais sentida, mencionada por 23% da amostra.
A
popularidade do cartão é tão elevada que 47% dos entrevistados já deixaram de
comprar em estabelecimentos que não aceitam cartão de crédito e, inclusive,
dizem evitar lugares que não oferecem essa modalidade como meio de pagamento.
Nesses casos, os tipos de lojas mais citados são bares, restaurantes e
lanchonetes (38%), lojas de roupas, calçados e acessórios (37%) ou pequenos
estabelecimentos que vendem alimentos e produtos para casa (27%).
Quatro
em cada dez (44%) desses entrevistados possuem apenas um cartão de crédito na
carteira, mas há aqueles que não se contentam com essa quantidade. A pesquisa
mostra que 38% dos consumidores ouvidos possuem dois ou três cartões. Os que
andam com quatro ou mais cartões consigo somam 12% desses consumidores.
O
principal motivo para aqueles que têm mais de um cartão é que há
estabelecimentos que não aceitam todas as bandeiras, então quando um é
recusado, utiliza-se o outro (39%). Há ainda 37% de entrevistados que para
conseguir melhores prazos, revezam os cartões de acordo com a data de
fechamento da fatura.
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