Brasil
registra 2º maior índice de confiança na mídia
Por Anna Ruth, Politica em Foco
O
jornal O Globo, edição de hoje, traz a informação de que o Brasil é um dos
países em que essa confiança é mais forte. Segundo pesquisa feita pelo
Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, da Universidade de Oxford, na
Inglaterra, 60% dos entrevistados no Brasil confiam nas notícias veiculadas
pelas empresas de comunicação — atrás apenas da Finlândia, com 62%. Foram
entrevistadas mais de 70 mil pessoas em 36 países. A confiança também é alta em
Portugal, Polônia e Holanda, mas, na Coreia do Sul, fica em 23%. A média dos
países pesquisados é de 43%.
O
“Relatório de Jornalismo Digital 2017” aponta ainda que as redes sociais vêm
sentindo os reflexos negativos da proliferação das chamadas fake news, ou
notícias falsas. Com isso, o Facebook, por exemplo, vem perdendo espaço em
diversos países, inclusive no Brasil. Segundo o estudo britânico, aplicativos
de mensagens, como o WhatsApp, têm ganho espaço. O estudo cita o fato de estes
permitirem uma comunicação mais privada e não filtrarem o seu conteúdo através
de algoritmos, como faz o Facebook.
No
Brasil, 46% dos entrevistados disseram usar o WhatsApp para acessar e
compartilhar notícias, um aumento de 7 pontos percentuais frente ao ano
anterior. O Facebook é a escolha de 57% dos entrevistados — uma queda de 12
pontos percentuais em relação a 2016. Em 2014, o WhatsApp foi comprado pelo
Facebook. Já o YouTube, da Google, é fonte de informação para 36% dos
entrevistados, contra 35% um ano antes.
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