Matrículas
no ensino médio em tempo integral crescem 17,8% em um ano.
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Meta do PNE é ter, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica matriculados em tempo integral até 2024 - Foto: Arquivo/Agência Brasil |
O Brasil deu mais um
passo rumo à meta de ter, no mínimo, 25% dos alunos da educação básica matriculados
em tempo integral até 2024. O percentual de estudantes do ensino médio que
passaram a contar com, pelo menos, 7 horas diárias em atividades escolares
saltou de 7,9%, em 2017, para 9,5%, em 2018.
Somente no último ano,
a quantidade de matrículas em tempo integral nessa etapa de ensino cresceu
17,8%. Os dados fazem parte do Censo Escolar 2018, divulgado nesta quinta-feira
(31) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).
Educação
infantil
Segundo o levantamento,
o total de alunos matriculados em creches passou de 2.897.928, em 2014, para
3.587.292, em 2018, o que representa um crescimento de 23,8%. Com a evolução, a
cobertura atual já atinge a 32,7% das crianças com até 3 anos de idade. Uma das
metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é alcançar, no mínimo, 50% de
atendimento (5,5 milhões de matrículas).
Em relação à pré-escola
(4 e 5 anos), a cobertura atual é de 91,7%. São 5.157.892 alunos atendidos em
103 mil escolas do País. Levando em consideração toda a educação infantil
(creche + pré-escola), existem 8.745.184 estudantes matriculados, tanto na rede
pública quanto na privada.
Educação
profissional
A quantidade de pessoas
com acesso à educação tecnológica e profissional também avançou. O Censo
Escolar mostrou que o número de matrículas nesta área cresceu 3,9% na
comparação com 2017. Em um ano, o total de estudantes passou de 1.791.806 para
1.868.917.
Educação
especial
Segundo a pesquisa, já
são 1,2 de milhão matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação em classes comuns
(incluídos) ou em classes especiais exclusivas. O número representa alta de
33,2%, na comparação com 2014.
Docentes
O Brasil conta com 2,2
milhões de professores na rede básica de educação. A maior parte (79,9%) possui
nível superior completo, sendo 76,7% em licenciatura e 3,2% em bacharelado. Um
dos objetivos do PNE é que todos os docentes do País tenham formação específica
de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em
que atuam até 2024.
Fonte: Inep
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