Assistente
virtual auxilia cidadãos na busca por informações bancárias.
Os brasileiros agora
contam com um atendente virtual na busca de informações sobre dívidas,
operações de câmbio, contas e outros relacionamentos com instituições
financeiras. Trata-se do Din, o assistente online lançado
pelo Banco Central (BC) nesta quinta-feira (24).
O robô interage
diretamente com o cidadão por meio de uma janela de conversa (chat) em que
é possível enviar perguntas e obter respostas instantâneas a qualquer hora do
dia.
De acordo com o Banco
Central, cerca de um terço dos pedidos de informações enviados à instituição já
estão disponíveis na página do Registrato,
sistema que reúne e disponibiliza este tipo de informação. Por meio de
inteligência artificial, o Din vai ajudar os interessados a encontrar os dados
buscados de forma rápida e direta.
A ferramenta permite
ainda a consulta e geração de certidões que comprovam a inexistência de relações
com instituições financeiras. Este documento pode ser auxiliar na comprovação
de insuficiência de renda, requisito necessário para ter acesso a programas de
financiamento estudantil, à justiça gratuita e à isenção de taxas de concursos,
por exemplo.
Na versão atual, a
tecnologia está disponível apenas em computadores. “O Din evoluirá em breve
para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão e o BC”, diz o
comunicado do banco. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato
com a instituição pelo 145 ou no Fale Conosco.
Fonte: Governo do
Brasil, com informações do Banco Central e Agência Brasil
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