quarta-feira, 11 de março de 2020


UFRN ajuda estado na comercialização de leite e derivados.


Por Lucas Melo sob supervisão de jornalistas da Agecom de Agecom



O Rio Grande do Norte vai receber a certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Com isso, os órgãos de inspeção estaduais terão condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, preservando a segurança alimentar do consumidor. A medida, que permite a comercialização de derivados de leite produzidos no RN para outros estados, terá importante participação da UFRN, por meio do Laboratório de Qualidade do Leite (Laboleite), da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). 

É que o Laboleite será o responsável pelas análises dos produtos que serão comercializados, tanto em nível industrial como artesanal. “Nosso laboratório vai fazer a análise da cadeia produtiva do leite do estado, garantindo a qualidade do produto”, explica Adriano Rangel, responsável pelo Laboleite e professor da EAJ. “Para realizarmos esse trabalho, vamos adquirir, nos próximos meses, um equipamento para análise de células somáticas e contagem bacteriana total. Isso vai acontecer com financiamento do Banco Mundial, através do Governo do Estado, e representa, para nós, um avanço muito interessante”, acrescenta Adriano. 

Ainda segundo ele, esse processo de inspeção já é feito pelo Laboratório há cerca de seis anos, mas agora, com a parceria junto ao Governo do Estado e com a chancela do SISBI-POA, haverá maior abertura de possibilidades para atendimento das demandas do setor. O Laboleite recebe as amostras de leite e derivados e as submete a análises físico-química, microbiológica e também de possíveis fraudes. “Nosso trabalho é focado na proteção do consumidor. Esses estudos que fazemos vão garantir a segurança alimentar desses produtos”, diz Adriano. 

A parceria entre UFRN e Governo do Estado, firmada oficialmente em outubro de 2019, com a presença do reitor José Daniel Diniz Melo e da governadora Fátima Bezerra, vai trazer benefícios para ambos os lados. Além de proporcionar mais segurança para os consumidores dos produtos do leite e derivados e assegurar o padrão de qualidade, a cooperação vai garantir também mais modernização para o laboratório da UFRN. 



Com informações da Assecom/RN/Via Portal UFRN




Nenhum comentário:

Postar um comentário