Memorial
da América Latina abre exposição sobre o Castelo Rá-Tim-Bum.
A
partir de hoje (31), o Memorial da América Latina abre ao público a exposição
Rá-Tim-Bum, o Castelo. Formado por um castelo idêntico ao da série e que
reproduz, com o máximo de fidelidade, todo o visual do seriado, o visitante vai
se deparar com uma grande porta e uma torre com 15 metros de altura, bandeira
tremulando, janelas, colunas e catavento. Nos 700 metros quadrados do interior,
em 22 ambientes, não há como não se sentir dentro da atração da TV Cultura.
Idealizada
pelo Memorial da América Latina em parceria com a TV Cultura e a Caselúdico,
empresa especializada na montagem de grandes exposições, a mostra ficará aberta
ao público por três meses, das 9h às 20h, de terça a sexta-feira, e das 9h às
22h aos sábados, domingos e feriados. Os ingressos, que custam R$ 20,00 e R$
10,00 (meia), podem ser comprados na bilheteria do Memorial ou pelo site www.ratimbumocastelo.com.br.
O
programa Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela TV Cultura de 1994 a
1997 e é o grande sucesso da emissora. Com 90 episódios, a série marcou a
programação infantil da televisão brasileira.
De
acordo com Marcelo Jackow, da Caselúdico, 150 pessoas estiveram envolvidas na
construção da cenografia, tentando reproduzir o mais fielmente possível o
castelo, desenvolvendo uma área também para os personagens que não são
moradores, mas que frequentam os quadros. A exposição mostra ainda a cronologia
do programa, que foi sendo construído com base em outros programas infantis da
TV Cultura, como o Rá-Tim-Bum e o Glub-Glub.
“Quisemos trazer toda a
magia do programa para o aspecto tátil, também com sons e cheiros, ou seja,
vivo para o público. Acreditamos que a experiência vai ser individual. Cada
pessoa que tiver contato com os 22 ambientes terá uma experiência íntima. A
grande recompensa é ver os olhos das crianças e adultos brilhando, ver as
pessoas se envolvendo de forma mágica”, disse Jackow.
O
diretor do Memorial da América Latina, Felipe Pinheiro, afirmou que a ideia foi
dar nova oportunidade para as pessoas que gostaram de ver o Castelo no Museu da
Imagem e do Som (MIS), em 2014 e 2015, e para as que perderam aquela exposição.
Na época, a procura foi tamanha que o MIS estendeu a mostra. “Agora, nós
queríamos fazer algo que não tinha na exposição anterior e a parte mágica era
reproduzir o castelo na forma e tamanho reais. Isso nunca foi feito. O foco é o
castelo por fora e as inovações no lado de dentro. Temos objetos, roupas,
fotografias e interação. Todos os espaços têm pelo menos três interações”.
O
presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, ressaltou que a
primeira experiência, no MIS, teve grande êxito e possibilitou pensar em uma
exposição melhor e mais detalhada, com novas atrações, surpresas, em um espaço
maior e com a possibilidade de vivenciar o castelo como as pessoas viam na
tela. “É muito legal poder viver este momento. Todos que imaginavam poderão
agora realizar o feito de entrar no castelo. Em cada espaço você tem uma
surpresa agradável e alegre. Todos que entram saem encantados”.
O
presidente do Memorial da América Latina, Irineu Ferraz, destacou que um dos
motivos para montar a exposição no local é a comemoração de 30 anos do espaço.
“Pensamos que o Memorial é um espaço lúdico de cultura, não só erudita e
clássica, então por que não trazer a cultura popular? O resultado está
fantástico. Ontem, tivemos a abertura para funcionários, seus filhos e artistas
e foi emocionante ver as pessoas de 30 anos agindo como crianças e chorando,
além dos filhos impressionados.”
Fonte: Agência Brasil
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