Serviço
Não Perturbe dos bancos já está em vigor.
Já está funcionado o
Sistema de Autorregulação de Operações de Empréstimo Pessoal e Cartão de
Crédito com Pagamento Mediante Consignação. Desenvolvido em parceria entre a
Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de
Bancos (ABBC), ele reúne 31 instituições que representam cerca de 98% do volume
da carteira de crédito consignado em todo o país. Uma
das inovações do novo conjunto de regras é o sistema de bloqueio para
os clientes bancários que não queiram receber ligações de oferta do produto.
O site “Não me
Perturbe”, que já tinha a participação de empresas de telecomunicações, passa a
contar com a adesão dos bancos integrantes da Autorregulação e pode ser
acessado em https://www.naomeperturbe.com.br/.
Trinta dias
após realizado o cadastro do telefone fixo ou móvel no sistema “Não me
Perturbe”, tanto os bancos quanto os correspondentes por eles contratados não
poderão fazer nenhuma oferta de operação de crédito consignado. O bloqueio
valerá por um ano e o cliente poderá escolher se bloqueia
instituições financeiras específicas, ou, ainda, todo
um segmento – o setor bancário e/ou telecomunicações.
No site da Autorregulação
Bancária, o cliente também encontrará um link com informações do sistema de
bloqueio, e o redirecionamento para o site do “Não me Perturbe”, além de
todas as informações referentes à nova Autorregulação do Crédito Consignado.
“O
objetivo da Autorregulação do Crédito Consignado é aumentar a proteção dos
consumidores e aperfeiçoar a oferta de crédito consignado no país, uma
importante modalidade de crédito e ferramenta de inclusão financeira, com
custos mais reduzidos em relação a outras linhas de crédito”,
afirma Amaury Oliva, diretor de Autorregulação da Febraban. “O sistema também tem medidas voltadas à
transparência, combate ao assédio comercial e qualificação de correspondentes”,
acrescenta.
Com informações da Febraban/Via Governo Federal
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