terça-feira, 14 de abril de 2020


Maternidade vinculada à Ebserh em Natal (RN) oferece consulta on-line para grávidas de alto risco.


Com a suspensão do atendimento ambulatorial, consultas e cirurgias eletivas nos hospitais durante a pandemia, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), instituição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disponibiliza consultas on-line para pacientes com pré-natal de alto risco.

Por meio de um aplicativo de chamada, o médico entra em contato uma vez por semana com as pacientes e realiza as consultas e recomendações a distância. Em seguida, as gestantes que necessitam de consulta presencial são atendidas diariamente no turno da tarde, com o número máximo de cinco pacientes por dia.

Segundo Maria da Guia, gerente de Atenção à Saúde da MEJC, trata-se de uma forma de continuar a prestar assistência e dar auxílio às pacientes. Para ela, a pandemia exige readaptação social, com novos formatos de relações e de contato humano. “Como instituição de referência na gestação de alto risco, temos um compromisso humano e assistencial com nossas pacientes e, portanto, foi necessário criar novas formas de atendimento”, disse.

Atuação da Rede Ebserh – Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhando em parceria direta com os ministérios da Educação e da Saúde, tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. A Rede tem realizado treinamento de funcionários, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência no enfrentamento à Covid-19. Em outras localidades, operam na retaguarda com atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Por Assessoria de Comunicação Social, com informações da Ebserh/ Via Portal do MEC




Nenhum comentário:

Postar um comentário